ITAPEMIRIM

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Jander Vidal (PSDB) X Toninho Bitencourt (PMDB)


Pré-candidatos falam à reportagem


Nesta semana, a reportagem do Aqui Notícias esteve em Marataízes para levantar o cenário político local, dentro do projeto que abrange todos os municípios do sul do estado.

Foi possível colher depoimento do prefeito Jander Vidal (PSDB), que almeja a reeleição; o ex-prefeito Toninho Bitencourt (PMDB) e o ex-deputado Rudinho de Souza (PV), que é um dos que pretendem ser vice de Jander no pleito deste ano.

 

A reportagem tentou insistentemente contato com a vice-prefeita Dilceia Marvila (PR), que pode entrar na disputa, mas não obteve sucesso. Também foi tentado contato com os pretendentes a vice de Jander do PT, PDT e PSB, sem êxito.

Mas dá para antecipar que, salvo raras exceções, a disputa ficará restrita entre o atual e o ex-prefeito, como uma espécie de revanche já que Jander derrotou Toninho no último pleito. Há um sabor amargo na boca. Ao lado segue a análise do quadro político de Marataízes.


Artigo
Exemplo de gravitação política
O físico inglês Isaac Newton foi quem formulou a lei da gravitação universal, que trata-se de uma força fundamental de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massas, mantendo o universo unido. Na política a gravitação está atrelada à aprovação popular. Quando isso acontece todas as forças políticas (lê-se partidos e lideranças) vão de encontro ao gestor.
                                     
Diante do que foi observado nesta semana, percebe-se que a gravitação ocorre no cenário político de Marataízes, personificada no prefeito Jander Vidal (PSDB). Enquanto em alguns municípios os aliados do gestor que foca a reeleição ensaiam pré-candidaturas, na cidade litorânea os partidos parceiros querem indicar o vice.

A ascensão política de Jander é simples de perceber. Em 2008, ele venceu o ex-prefeito Toninho Bitencourt (PMDB) praticamente sozinho, já que o seu partido só teve o apoio do PR. Hoje, ele conta com nove partidos em sua base aliada e todos estão engajados no projeto de reeleição.

Deste grupo, o PR é o único que pensa em pré-candidatura a prefeito na figura da atual vice-prefeita Dilcéia Marvila. Em 2004, ela disputou a majoritária pelo PP e teve 2,1 mil votos diante de 18.204 votos válidos. Em 2010, Dilcéia tentou cadeira na Câmara dos Deputados, mas conquistou insuficientes 9.046 sufrágios.

Com os números obtidos por Dilcéia nos pleitos disputados, fica claro que ela não tem capital político para enfrentar Jander e nem Toninho; mas seu ingresso nas eleições atrapalha o atual prefeito na angariação de votos.
No leque de possíveis vices, o tucano está em posição confortável e pode reforçar o seu projeto no gosto do eleitorado. Um deles é o ex-deputado Rudinho de Souza (PV), que já foi deputado por duas vezes e tem forte reduto político em Marataízes. Além dele, há o ex-vereador Professor Cleber (PSB), que chefia a Secretaria de Cultura.

Já Toninho também se articula e conta com apoios importantes. Sem dúvida não há vitória certa, considerando que no último embate a diferença na votação foi de pouco mais de 300 votos. O que muda agora é que a máquina está do outro lado e Jander está mais fortalecido do que antes. 

Nenhum comentário: