ITAPEMIRIM

sábado, 28 de janeiro de 2012

Polêmica sobre acampamento na Praia do Aghá


Polêmica sobre acampamento na Praia do Aghá

Foto: Luciana Maximo
 

Mais de 100 barracas tapam a visão do mar e os acampados construíram até fossas
Mais de 200 famílias, somando aproximadamente mil pessoas, estão acampadas na Praia do Aghá, ou Praia do Martins, como também é conhecida, em Itapemirim, desde o inicio do mês de dezembro e só vão desocupar o local no final do verão. São barracas de plástico e lona, algumas com perfuração de fossas em seus interiores e, cobrindo toda visão para o mar. A situação é caótica!

O turista perdeu o direito de ver o mar e de contemplar as belezas naturais no entorno da praia que tem uma vegetação exuberante. Em cada barraca encontram-se dois a três carros de luxo estacionados: são empresários, comerciantes, profissionais liberais e políticos que invadiram a Praia do Aghá, com a desculpa de poder ficar a vontade com a família. Eles vêm de vários lugares e alguns acampam há anos. A cada ano aumenta o número de pessoas que usufruem das belezas do local, fruto da propaganda entre amigos. A praia se tornou um espaço particular.

A Prefeitura Municipal já protocolou diversos ofícios, em diferentes órgãos, desde o IEMA, Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Ministério Público solicitando providências e, aguarda a retirada dos invasores até o final do mês de janeiro.

Só para se ter uma ideia, os acampamentos têm TV LCD, antena SKY e para manter a eletricidade usam geradores próprios. Tudo para oferecer comodidade aos acampados que permanece toda a temporada de verão na área. 

Para amenizar o caos, a Prefeitura sem saída, teve de disponibilizar água e banheiros químicos e intercalar dois horários de limpeza diária, mas pede ajuda para que os ocupantes saiam de lá o mais rápido possível e a Praia volte a ser ponto turístico para os veranistas que gostam do local.

Nenhum comentário: