Todo momento, na cidade de Presidente Kennedy-ES, litoral sul do Espírito Santo, surge um novo escândalo, envolvendo o poder político da pequena e rica cidade de 11 mil habitantes. Após o forjado processo de cassação do vice Edson Nogueira (PSD), revertido pela Justiça local, o presidente da Câmara do Município, Dorley Fontão da Cruz, eleito pelo partido do Senador Magno Malta, o PR, chamou para si suspeitas envolvendo seus familiares e os do prefeito Reginaldo Quinta (PTB), que pode ser afastado a qualquer momento por improbidade em sentença judicial.
Existem ligações criminosas sendo apuradas entre a sobrinha do prefeito, Geovana Quinta Costalonga, que ocupa três secretarias, com a parentela do presidente da Câmara, incluindo troca de favores, em ligações íntimas. A esposa de Dorley, Regina da Cruz, por exemplo, já foi condenada a devolver salários por nomeação ilícita (devolveu cerca de R$ 16 mil), além da Secretária da Saúde, Rosangela Traváglia Teixeira, ter autorizado atestados falsos para facilitar a dispensa no trabalho de familiares chafurdados na lama da corrupção que a cidade se encontra.
Enriquecimento
Além de condenações por improbidades notórias, com ações do Ministério Público local e da Justiça que não tem se intimidada por essa ação entre amigos e parentes, o enriquecimento ilícito de familiares dos políticos e seus asseclas têm deixado estarrecidos os moradores da pacata e pobre população, mesmo sendo a cidade que mais royalties recebe, com maior renda per capita do Espírito Santo. O serviço social prestado (aquém do que sobeja de recur-sos) tem servido para encobrir os desvios de dinheiro e os desmandos.
Ninguém explica o aumento dos bens do prefeito, familiares e amigos, que entraram pobres, de acordo com declarações de rendas, e, hoje, possuem mansões, e carros luxuosos rodando pela cidade. Antes do Natal, quando encerra o prazo de defesa do prefeito na Justiça, o juiz Edmilson Santos poderá afastá-lo do cargo, por improbidade, conforme sentença já proferida. A inércia da Câmara de Vereadores, por sua vez, fica na berlinda como conivente possível desses escândalos pelos motivos expostos e que serão divulgados em mais detalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário