ITAPEMIRIM

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Hartung no ringue para eleger Rodney Miranda



Nunca antes na história do Estado o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) se esforçou tanto para eleger um candidato como ocorre este ano na eleição de Vila Velha. O peso que ele e seu grupo político levaram para a campanha de Rodney Miranda (DEM) incendiou a disputa pela prefeitura. Agora, as próximas três semanas prometem ser de um embate duro, palmo a palmo, entre PH, ou melhor, Rodney, contra Neucimar Fraga (PR) e Max Filho (PSDB), para ver quem chega ao segundo turno. 
O empurrão que Hartung dá em Rodney pode ser explicado pelo fato de o deputado ser cristão-novo na política. Apesar da votação recorde em 2010, ele está no primeiro mandato. Além disso, ainda não teria enraizamento político na cidade, nem histórico de relações com setores da sociedade civil organizada. 

Como é muito mais conhecido, PH aparece bastante na propaganda eleitoral do aliado, tentando transferir votos para ele. E o programa eleitoral de Rodney na TV e no rádio é quase um balanço das obras do governo passado em Vila Velha. 

Se Rodney for eleito, portanto, será também a maior vitória do ex-governador nesta eleição. Por isso, o meio político já considera que a cidade pode se tornar o principal "bunker" do grupo hartunguista. Porque na Capital, onde Hartung se aliou a Luiz Paulo (PSDB), supõe-se que o governo seja principalmente tucano, se o ex-deputado sair vitorioso nas urnas. 

E mais: com a possível eleição de Rodney, os hartunguistas tomariam o principal quinhão dos aliados do senador Magno Malta (PR), um dos maiores desafetos de PH. Tudo isso ajuda a explicar, portanto, o peso que o grupo do ex-governador joga nesta eleição em Vila Velha. 

Mas a questão é que o prefeito Neucimar Fraga, aliado de Magno, conta com a força da máquina e corre para entregar obras pela cidade. Ele também dispõe da campanha mais "rica" e de um exército de cabos eleitorais e vereadores em sua chapa. O volume da campanha dele chama tanto a atenção que alguns líderes já o consideram próximo do segundo turno. 

Quanto a Max, entre os três principais candidatos é o que teria mais dificuldades. Ele contaria com menos recursos e apoios que os dois adversários. Também viria enfrentando uma "asfixia eleitoral" dos hartunguistas, o que colaboradores de PH negam. 

Mas o fato é que na semana passada, um grupo de antigos militantes de esquerda e formadores de opinião da cidade, sem identificação com outros candidatos, decidiu entrar firme na campanha de Max. A avaliação no grupo é de que haveria risco de ele não chegar ao segundo turno. 

Por isso, também, o PSDB vai intensificar os esforços para elegê-lo. Segundo tucanos, ele também deverá receber reforços do comando nacional, e prova disso é a visita de Aécio Neves prevista para o dia 28. 

Aliás, por enquanto, Max e Neucimar é que travam uma luta "agarrada" na propaganda eleitoral. Esse embate inclusive já foi parar na Justiça. E é com esses elementos e nesse clima de octógono de UFC que a eleição em Vila Velha vai chegando ao fim do primeiro round, sem que até agora se saiba quem terá mais força e fôlego para brigar no segundo.
Homem de 60 anos foi atingido por um tiro enquanto afixava cartazes de candidato a vereador, no bairro Interlagos. Polícia investiga o crime

O cabo eleitoral Luís Renato Marques dos Santos, 60 anos, foi atingido por um tiro quando fazia o trabalho de colocação de propaganda eleitoral do candidato a vereador em Vila Velha Zé Renato (PMDB). O crime aconteceu às 14h de ontem, no bairro Interlagos.

Luís estava com um ajudante, que contou que um homem se aproximou dos dois e mandou que parassem de espalhar os cartazes e fossem embora, senão "sobraria para eles".

Em seguida, o atirador exigiu as chaves do carro de Luís. Logo que ela foi entregue, o bandido deu uma coronhada no braço da vítima, momento que a arma disparou e atingiu o cabo eleitoral na região genital. 

Nervoso com o disparo, o atirador fugiu a pé. A Polícia Militar foi acionada e socorreu o cabo eleitoral, encaminhando-o para o Hospital Antônio Bezerra de Faria, onde recebeu atendimento e passa bem. A PM realizou buscas na região, mas até o final da noite de ontem ninguém havia sido preso. 

Duas hipóteses são investigadas pela polícia: tentativa de homicídio ou tentativa de latrocínio.

O candidato Zé Renato, que é da coligação do candidato a prefeito Rodney Miranda (DEM), lamentou a violência e disse que toda assistência será prestada a Luís. 

Ele estranhou o fato de nada ter sido roubado. "É estranho que haja um assalto e nada seja levado da vítima", declarou.

A família de Luís Renato, com medo, preferiu não comentar o crime, limitando-se apenas a condenar a ação e pedir que seja feita justiça.



Com informações do G1-ES

Nenhum comentário: