ITAPEMIRIM

sábado, 1 de setembro de 2012

O peso da TV na campanha


Considerada por especialistas, marqueteiros e candidatos como um divisor de águas nas campanhas, a propaganda eleitoral gratuita na TV aberta é exibida há mais de uma semana. Mas, nas ruas, a população cachoeirense acredita que o horário tem pouca influência na tomada de decisão.
Em Cachoeiro, as propagandas dos dois candidatos a prefeito, Glauber Coelho (PR) e Carlos Casteglione (PT), focam desde a trajetória da vida pessoal como as propostas de melhoria para a cidade.
O coordenador de Comunicação de Glauber Coelho, o jornalista Sandro Penna, acredita no poder da TV como um canal mais abrangente e direto.
Ele conta que as gravações são realizadas semanalmente e se encaixam na agenda do candidato, que também exerce a função de deputado estadual.
“Os primeiros capítulos focam a história de vida e a trajetória na política, além das propostas. A partir do terceiro capítulo, a vida do vice, Jose Renato Federici, começa a ser exibida”, conta.
O candidato à reeleição, Carlos Casteglione, que também divide sua agenda de campanha política com a administração municipal, grava programas três vezes por semana.
Segundo o produtor audiovisual e publicitário Vanderson Liberatore, as atualizações das edições são diárias. Ele conta que nas imagens são focados vários aspectos em um mesmo programa, "desde as conquistas da gestão, as atividades nos bairros, além de propostas".
Para Liberatore, apesar da popularização do acesso à internet, a propaganda em televisão continua o melhor palco da campanha. “A TV é um veículo de comunicação de massa e é a maior vitrine”, acredita.

Conhecimento prévio conta mais
Para alguns eleitores, ouvidos pela reportagem, porém, mais importante do que o palanque eletrônico, é o conhecimento prévio de cada candidato. É o que comenta a vendedora ambulante Kátia Vicente. “Eu até assisto à propaganda na TV, mas ela não me influencia. Já tenho meus candidatos definidos”, ressalta.
Já o vendedor Avilbar Flor acredita que a propaganda na TV influencia apenas quem ainda está indeciso. “Não vejo todos os dias, pois acaba enjoando”, diz.
Ao todo, a propaganda na televisão será exibida por 40 dias. Ela ocupará, diariamente, 60 minutos da programação até o dia 4 de outubro.  O horário eleitoral é das 13h00 às 13h30 e das 20h30 às 21h00.

Beatriz Caliman

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