ITAPEMIRIM

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PRODUÇÃO DE LEITE TEM AUMENTO SIGNIFICATIVO EM PRESIDENTE KENNEDY



Os números são de duas cooperativas leiteiras da região sul. A distribuição gratuita de ração farelada é a responsável pela alta produtividade.


Presidente Kennedy-ES: Uma iniciativa pioneira adotada em Presidente Kennedy vem mudando a vida dos produtores de leite, aumentando a rentabilidade das propriedades rurais e reduzindo as despesas com o gado.

Há dez meses a administração municipal implantou a distribuição gratuita de ração farelada nas unidades produtoras de leite, com o objetivo de aumentar a produção.

Além de alcançar o resultado planejado, também foi possível verificar uma significativa economia no bolso do pecuarista kennedense que deixou de gastar com a compra do produto. Ou seja, o ganho é dobrado para os 322 cadastrados no programa municipal.

Números
Antes da distribuição gratuita, entre outubro de 2009 e abril de 2010, os produtores kennedenses mandaram para a Selita 7.707.998 litros de leite e para a Colamisul 248.355 litros.

Comparado o mesmo período entre 2010 e 2011, já com o benefício em vigor, a cooperativa de Cachoeiro recebeu 9.095.296 litros, e a cooperativa de Mimoso do Sul 521.018 litros. Ou seja, um acréscimo de 1.659.961 litros de leite.

Ainda de acordo com o monitoramento feito pela secretaria de Agricultura, os produtores do município tiveram um aumento na sua renda mensal de aproximadamente R$ 165.996,09.   

Como funciona e quem recebe
Mensalmente o município recebe a ração pela empresa contratada e faz a distribuição através de caminhões da prefeitura municipal até as propriedades cadastradas. Nesta primeira etapa foram licitadas 2.100 toneladas do produto.

A quantidade destinada à alimentação de matrizes leiteiras será distribuída de acordo com o volume de leite oficialmente comercializado. São 300 gramas de ração farelada por cada litro, até o limite de dois mil quilogramas por produtor.

A distribuição é feita pela Secretaria Municipal de Agricultura, atendendo a uma resolução do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e amparada por Lei Municipal nº 897/2010 que dispões sobre o auxilio ao produtor rural nas atividades de produção.

Para se cadastrar é preciso ser produtor de leite em Presidente Kennedy, apresentar a inscrição da Secretaria de Estado da Fazenda (FACA) e estar vinculado a uma cooperativa ou empresa legalmente constituída.

Recursos para Investir
A política de distribuição gratuita de ração farelada é possível graças ao dinheiro oriundo dos royalties do petróleo, uma vez que a cidade é a maior beneficiada do estado com a partilha desses recursos. As administrações municipais são obrigadas a investir em setores essenciais ao desenvolvimento sócio-econômico.

No caso de Presidente Kennedy, a pecuária é a atividade de maior importância econômica, ao lado da extração de petróleo. A área ocupada é de 30.771 hectares de pastagens nativas e formadas, comportando um rebanho de mais de 54 mil cabeças (fonte: Idaf/2010), e tornando o município o maior produtor de leite do Espírito Santo.

Aumentando a produção de leite, a prefeitura municipal beneficia toda a cadeia econômica da cidade. O crescimento e a estruturação da bacia leiteira propiciam a geração de rendas e empregos no meio rural kennedense, e alavancam o desenvolvimento humano e a qualidade de vida da sua população que é eminentemente do interior.

Nenhum comentário: