A política é mais do que um conteúdo a ser disseminado formalmente nas escolas. Trata-se da base para a consolidação da democracia. É possível afirmar, politicamente, que a democracia está quantitativamente solidificada por meio da universalização do sufrágio, ou seja, inclusão de um número cada vez maior de cidadãos no rol de eleitores. Mas qualitativamente a democracia se concretiza por meio da informação e da educação política da sociedade.
O primeiro ponto nós atingimos: em 2010 chegamos a 132 milhões de eleitores, o que equivale a cerca de 70% da população do país. O segundo estamos distantes de atender. Diversos estudos apontam a falta de envolvimento político de nossa sociedade, e pesquisas de opinião pública mostram que o brasileiro tem orgulho de dizer que “não gosta de política”.
Com o objetivo de arrefecer esse cenário preocupante o Movimento Voto Consciente elege a educação política como uma de suas grandes bandeiras. Para tanto, enquanto não assistimos esse conteúdo formalmente oferecido nas escolas, desenvolvemos diversos projetos, todos eles com caráter SUPRAPARTIDÁRIO, ou seja, sem defender qualquer bandeira ideológica ou legenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário