ITAPEMIRIM

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Norma Ayub ainda esta na dúvida qual será o seu candidato a Prefeitura de Itapemirim; o atual vereador Estevão Silva Machado é um nome forte entre os possíveis candidatos, mas ela ainda não definiu sucessor em Itapemirim, mas já tem adversário


A prefeita Norma Ayub (DEM),de Itapemirim, litoral sul do Estado, considera que ainda é cedo para discutir sua sucessão no cargo. Porém, o presidente da Câmara Municipal, Estevão Silva Machado (PMDB), aliado da prefeita, não negou ser postulante à prefeitura, pois em algumas pesquisas o seu nome é o mais cotado para sucessão. Enquanto na oposição é apontado o ex-prefeito Alcino Cardoso (PDT).
Mulher do ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim (por quatro mandatos) e atual deputado estadual reeleito Theodorico Ferraço (DEM), Norma Ayub foi estimulada a candidatar-se a prefeita de Itapemirim pelo marido. Teve o primeiro e seu segundo mandato, até agora, considerados bem avaliados pela população local, o que a credencia a influir decisivamente na sua sucessão.
Contudo, sua assessoria informou que ela prefere não comentar o assunto, deixando-o para fazer qualquer discussão a respeito somente a partir do próximo ano. Ela acha que seria muito prematuro antecipar a disputa pelas eleições de 2012, e nesse sentido ainda não sinalizou em favor de qualquer aliado para receber seu apoio político daqui a dois anos.
O presidente da Câmara, Estevão Machado, foi cauteloso ao comentar a sucessão de Norma Ayub, dizendo que seria suspeito ao fazer algum comentário, tendo em vista que seu nome vem sendo cogitado como candidato entre aliados da prefeita. Entretanto, frisou que, nas conversas mantidas com a chefe do Executivo, ela não antecipou preferência por nenhum nome à sua sucessão.
Estevão disse, entretanto. que está no quinto mandato como vereador e que sua candidatura a prefeito vem sendo colocada entre os aliados de Norma Ayub. Assinalou ainda que seu partido, o PMDB, fez parte da coligação que elegeu a atual prefeita, mas, apesar disso, não quis antecipar qualquer decisão sua sobre sua entrada na disputa.
O vereador salientou ainda que desfruta de uma grande relação de amizade com o parlamentar e marido da prefeita, Theodorico Ferraço. E adiantou que, quanto às especulações de que Ferraço poderia concorrer à sucessão municipal, a legislação eleitoral o proíbe, ficando desta forma a critério de Norma Ayub encontrar um nome para apoiar.
Quanto à candidatura de oposição de Alcino Cardoso, as informações em Itapemirim são de que a disputa eleitoral de 2012 promete ser bastante acirrada, uma vez que o ex-prefeito goza de grande respeito político junto ao eleitorado.

Nenhum comentário: