Quem for pegar a estrada hoje durante o dia a caminho da Região Serrana do Estado vai precisar de paciência. É que uma carreta gigante, que deixou o porto de Praia Mole na Serra, na noite de quarta-feira com destino a Minas Gerais, deve seguir viagem hoje. A composição, com 111 metros e 652 toneladas, deve chegar hoje à tarde a Marechal Floriano.
Segundo o inspetor Wylis Lyra, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas equipes da corporação acompanham o trajeto em cada trecho, até a divisa com Minas Gerais, quando a PRF mineira deve assumir os trabalhos. Ele explicou que o principal objetivo é garantir que o percurso transcorra sem acidentes, além de tentar minimizar os impactos no trânsito.
"O deslocamento é feito com prioridade sobre a via, mas nem por isso vamos deixar os demais condutores para trás. Sempre que houver uma área disponível, a carreta vai parar para liberar o fluxo", afirmou.
Ele acrescenta que o deslocamento é feito todo durante o dia e entre os horários de pico. Além disso, uma das equipes vai à frente da carreta com o objetivo de sinalizar que a carga está por vir; e outra, atrás para evitar ultrapassagens perigosas de outros veículos.
O diretor comercial da empresa responsável pelo transporte, Raphael Boaventura, explicou que todo o processo é acompanhado por engenheiros, além de uma equipe de escolta de cargas. A empresa também apresentou estudos, garantindo a capacidade das vias de receber o veículo.
Carreta maior no mês que vem
O Espírito Santo deve receber outra supercarreta, ainda maior do que a esta, segundo o inspetor da PRF Wylis Lyra. A outra composição, que fará o mesmo trajeto até Minas Gerais no mês que vem, deve chegar aos 120 metros de comprimento, nove a mais do que a atual.
Carga pesada
Números
A carreta tem 111m de comprimento e 40 eixos. O conjunto carga–veículo pesa mais de 654t
Velocidade
Varia de 5 a 20km/h. A média é de 10km/h
Carga
A composição leva um laminador de aço com quase 300 toneladas para uma usina siderúrgica
Trajeto: Serra x Ipatinga
A previsão é que o trecho seja concluído em 25 dias. O veículo deve deixar o Estado entre sábado e domingo
Escolta
Engenheiros supervisionam as manobras, além da equipe de escolta. Cerca de 20 profissionais acompanham.
Nenhum comentário:
Postar um comentário