ITAPEMIRIM

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Asteroide de 45 metros de diâmetro vai passar perto da Terra no dia 15 de fevereiro


Segundo a revista Super Interessante, a distância entre o asteroide e a Terra será de "apenas" 27 mil km.

Foto: Reprodução
Reprodução
Distância entre o asteroide 2012 DA14 e a Terra será de "apenas" 27 mil km
Um asteroide de aproximadamente 45 metros de diâmetro vai passar perto da Terra no dia 15 de fevereiro. Segundo a revista Super Interessante, a distância entre o asteroide e a Terra será de "apenas" 27 mil km.

Em se tratando de medidas astronômicas, é muito perto. Para comparar, o satélite que retransmite o sinal de televisão para nossas casas orbita a mais de 35 mil km de altitude.

A rocha espacial, batizada de 2012 DA14, se aproxima da Terra a cada seis meses.

Fonte: Da Redação Multimídia

Marataízes e Itapemirim recebem ônibus de Governador do Estado


Na manhã desta quinta-feira 144 ônibus urbanos escolares foram entregues pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com o objetivo de atender 72 municípios capixabas. A ação da Sedu é um instrumento de democratização de oportunidades educacionais, que visa garantir acesso e permanência na escola dos alunos residentes em regiões sem vagas ou unidades de ensino.
O investimento na aquisição dos veículos, todos adaptados para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, é de R$ 19 milhões.
Os municípios de Marataizes e Itapemirim também foram contemplados com 2 veículos cada. A cerimônia de entrega teve a presença do prefeito de Marataízes, Jander Nunes Vidal, do secretario de Educação de Marataízes Cléber Bento e da vice-prefeita e secretária de educação de Itapemirim Viviane Peçanha. Viviane afirmou que os novos ônibus aumentarão a frota existente e auxiliarão no transporte escolar. O prefeito Jander ressaltou a importância da parceria do município com o governo do Estado.
“Essa parceria do Estado com o Município é de suma importância para nossa cidade, o Governo Estadual e Federal oferece muitas oportunidades que não podem ser desperdiçadas, meu trabalho frente à secretaria será árduo. 
Eu espero retribuir à população com muito empenho e determinação”, disse Cléber.
O evento foi realizado na Praça do Papa, em Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, de prefeitos, entre outras autoridades.
Durante a solenidade o governador Renato Casagrande salientou que esse benefício faz parte da melhoria de infraestrutura e da consolidação da parceria com os municípios. “A governança do Estado é uma responsabilidade de todos nós, queremos ampliar essa parceria com os municípios para que possamos melhorar cada vez mais os indicadores da educação com oportunidades para todos”, frisou.
O secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves ressaltou a importância da ação. “O transporte escolar é um item fundamental e significativo no sistema educacional. Essa entrega representa o compromisso do Governo do Estado com os municípios para que essas crianças tenham o acesso digno à educação”, disse o secretário.
Klinger destacou ainda três pontos importantes desta ação: cooperação do Estado com os municípios em benefício de uma política pública de educação; atendimentos a todas as regiões do Estado sem nenhuma exceção e o atendimento aos que mais necessitam.
Ônibus modernos
Acessibilidade é ponto chave destes novos veículos. Em cada um há um elevador que facilitará o embarque e desembarque de pessoas com deficiência locomotiva, uma cadeira de rodas e um acento reserva para os acompanhantes. Os ônibus também são equipados com sistema de ar condicionado e aquecedor, caixa compacta de ferramentas, instalada na parte lateral, e extintores de incêndio.
Além disso, computador de bordo, piloto automático, tacógrafo digital, freios pneumáticos, dentre outros acessórios, são demais itens que compõem a moderna infraestrutura dos ônibus, como explica o diretor da Drosdsky, empresa responsável pela fabricação dos transportes, Irlan Teixeira.
“Nossos veículos são projetados com peças de última geração, tudo para oferecer o máximo de conforto aos seus usuários. Desta forma, esperamos que os estudantes possam ser transportados com agilidade esegurança até as suas respectivas unidades de ensino”, destacou.
Qualificação profissional
Os 144 motoristas passaram por uma capacitação profissional que envolveu estudos teóricos e práticos com relação ao uso e manutenção dos transportes escolares. Durante o curso, que teve a duração total de quatro horas, em sala de aula, os cursistas conheceram conceitos básicos e avançados relacionados aos mecanismos elétricos e mecânicos dos ônibus, por meio de exibição de slides e pequenos vídeos.
“É de extrema importância que os motoristas conheçam primeiramente a teoria referente aos veículos, pois, dessa forma, não sentirão dificuldade ao dirigir ou fazer uso de algum equipamento secundário”, afirmou um dos coordenadores da Drosdsky, Ronerson Segatto.
Já no pátio da empresa, os motoristas colocaram em prática as informações passadas no primeiro momento. No interior do veículo, sob a supervisão de Ronerson Segatto, os motoristas viram de perto todo o painel de controle e suas funcionalidades e também operaram o elevador.
Os amigos Silmar Queiroz Silva, de 38 anos, e Carlos Amurca Ferreira, de 28, motoristas atuantes no município de Ponto Belo, disseram que, apesar da vasta experiência na área, a capacitação veio para acrescentar mais conhecimento.

Carlos fez questão de ressaltar ainda que a iniciativa irá ajudar principalmente estudantes que moram no interior do Estado. “As unidades de ensino geralmente ficam um pouco distantes do centro da cidade e algumas vias de acesso ainda são de terra batida, fato que dificulta muito o acesso de boa parte dos alunos”, finaliza.
Ao final do curso, todos os motoristas receberam certificados que comprovam a participação e conclusão da capacitação profissional.

PARALIZAÇÃO DOS AGENTES PENITENCIARIOS EM MARATAÍZES


Os agentes penitenciários do Espírito Santo aderiram à paralisação nacional e também interromperam suas atividades dia 30 de janeiro, em mobilização contra o veto da presidente Dilma Roussef, proibindo o porte de arma pela categoria fora do horário de serviço.
De acordo com o Delegado do SINDASPES de Marataízes José Augusto Pereira Inácio, a reivindicação e de caráter ordeiro e que os Agentes se mobilizarão com o objetivo de fortalecer a categoria em todo país, pois perdemos vários colegas de serviço e somos ameaçados diariamente.
Possuímos o direito de portarmos armas somente aqui no Espírito Santo garantido pela Lei Complementar Estadual 430/2007 e 363/2006 e PLC 087/2011 estendia essa prerrogativa em todo Brasil, aqui em Marataízes nos atendemos apenas urgências e emergências da saúde dos internos, a paralisação começou as 08hs e terminou as 19:00hs do dia 30 de janeiro 2013”, concluiu o delegado do SINDASPES.
Por: Maycon Souza Santos

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE MARATAÍZES


Confira abaixo a programação completa do que vai rolar para a alegria dos foliões em Marataízes.
Sexta-feira (08/02)
Bloco Torcedor de Coração – Adversário Sim, Inimigos Não! Concentração as 21h próximo ao Pronto Socorro, saída as 22h até a Praça da Barra.
Sábado (09/02)
Bloco Muvuca de Leão com Bode – Concentração em frente ao Hotel Dona Balbina as 19h, saída as 19:30 até a Rodoviária.
Bloco Borracha Fraca – Concentração próximo ao Tio Miquinho as 20h, saída as 20:30 até a Praça da Barra.
Domingo (10/02)
Bloco Balbina – Concentração as 17h em frente ao Hotel Dona Balbina.
Bloco VVV – Vai, Vomita e Volta – Concentração próximo ao Pronto Socorro as 21h, saída as 22h até a Praça da Barra.
Bloco Peroá das 12 – Concentração próximo ao Ed. Carone as 18:12, saída as 19:12 até a Praia Central de Marataízes.
Segunda-feira (11/02)
Bloco Pé de Moleque – Concentração as 20h, saída as 21h na Praça da Barra, até as 22h.
Bloco “Boi Olá” – Concentração as 17h próximo ao Supermercado Navio, saída as 17:30 até o Praia Hotel, até as 21h.
Bloco “Pecado é não Brincar” – Concentração as 15h na Quadra de Lagoa Danta’s, saída as 16h até a Praia Central de Lagoa Danta’s, próximo a Igreja Católica, até as 22h.
Terça-feira (12/02)
Bloco das Piranhas – Concentração as 18h próximo ao Barracão do Aurinho Som, saída as 18:30 até a Praça da Barra.
Bloco “Bote Fé” – Concentração as 20:30 próximo à Igreja Matriz, saída as 21h até o Sal e Mel e retorno para a Igreja Matriz até as 23h.
Programe-se e venha curtir o melhor carnaval do Litoral Sul Capixaba. Marataízes espera por você sua família!

Gleice Campos
Assessoria de Comunicação e Publicidade de Marataízes
(28) 8814-3442 | E-mailpmmcomunica@gmail.com
Site Oficial: WWW.marataizes.es.gov.br
Twitter: @PMMComunica | Facebook: Prefeitura Municipal de Marataízes

PREFEITURA DE MARATAÍZES APOIA BLOCOS CARNAVALESCOS


Criatividade é o que não falta quando o assunto é carnaval em Marataízes. Marchinhas, confetes, serpentinas e muita animação é o que promete os tradicionais blocos que desfilarão durante os cinco dias de folia no balneário.
O carnaval está chegando e a Prefeitura de Marataízes através da Secretaria de Turismo Cultura e Patrimônio Histórico fará o possível para que essa festa tenha ainda mais brilho, alegria e esplendor. Com esse objetivo, os responsáveis pelos blocos de carnaval participaram de uma reunião nesta segunda-feira (28), por volta das 16 horas no Palácio das Águias.
Cerca de 11 blocos, devidamente cadastrados na Prefeitura, por meio de protocolo, estão aptos à receber o apoio logístico da municipalidade. Os mesmos serão atendidos dentro das necessidades para que todos possam desfilar no período de carnaval. Serão cinco dias de comemoração no balneário. A organização dos blocos é de responsabilidade de seus idealizadores.
Criatividade é o que não falta quando o assunto é carnaval em Marataízes. Marchinhas, confetes, serpentinas e muita animação é o que promete os tradicionais blocos como o VVV – Vai Vomita e Volta, um dos mais antigos da Barra de Itapemirim até estreantes como o bloco religioso “Bote Fé” promovido pela Pastoral da Juventude da Igreja Católica. Afinal de contas “Pecado é não Brincar”.
“Pretendemos oferecer um carnaval sadio onde as famílias possam se divertir juntas e em segurança”, diz o prefeito municipal Jander Nunes Vidal.
Todos os blocos terão o apoio da Guarda Municipal de Marataízes e da Polícia Militar, durante a permanência na avenida, tanto na Barra de Itapemirim quando na Avenida Atlântica próximo à Praia Central, garantindo o bem-estar e a segurança dos foliões.
Confira abaixo a programação completa do que vai rolar para a alegria dos foliões em Marataízes.
Sexta-feira (08/02)
Bloco Torcedor de Coração – Adversário Sim, Inimigos Não! Concentração as 21h próximo ao Pronto Socorro, saída as 22h até a Praça da Barra.
Sábado (09/02)
Bloco Muvuca de Leão com Bode – Concentração em frente ao Hotel Dona Balbina as 19h, saída as 19:30 até a Rodoviária.
Bloco Borracha Fraca – Concentração próximo ao Tio Miquinho as 20h, saída as 20:30 até a Praça da Barra.
Domingo (10/02)
Bloco Balbina – Concentração as 17h em frente ao Hotel Dona Balbina.
Bloco VVV – Vai, Vomita e Volta – Concentração próximo ao Pronto Socorro as 21h, saída as 22h até a Praça da Barra.
Bloco Peroá das 12 – Concentração próximo ao Ed. Carone as 18:12, saída as 19:12 até a Praia Central de Marataízes.
Segunda-feira (11/02)
Bloco Pé de Moleque – Concentração as 20h, saída as 21h na Praça da Barra, até as 22h.
Bloco “Boi Olá” – Concentração as 17h próximo ao Supermercado Navio, saída as 17:30 até o Praia Hotel, até as 21h.
Bloco “Pecado é não Brincar” – Concentração as 15h na Quadra de Lagoa Danta’s, saída as 16h até a Praia Central de Lagoa Danta’s, próximo a Igreja Católica, até as 22h.
Terça-feira (12/02)
Bloco das Piranhas – Concentração as 18h próximo ao Barracão do Aurinho Som, saída as 18:30 até a Praça da Barra.
Bloco “Bote Fé” – Concentração as 20:30 próximo à Igreja Matriz, saída as 21h até o Sal e Mel e retorno para a Igreja Matriz até as 23h.
Programe-se e venha curtir o melhor carnaval do Litoral Sul Capixaba. Marataízes espera por você sua família!

Gleice Campos
Assessoria de Comunicação e Publicidade de Marataízes
(28) 8814-3442 | E-mailpmmcomunica@gmail.com
Site Oficial: WWW.marataizes.es.gov.br
Twitter: @PMMComunica | Facebook: Prefeitura Municipal de Marataízes

Mais de 300 feridos em colisão de trens na África do Sul

Pelo menos 20 passageiros estão em estado grave.

Mais de 300 pessoas, entre elas crianças, ficaram feridas — 20 em estado grave — depois que dois trens suburbanos colidiram na manhã desta quinta-feira (31) perto de Pretoria, em plena hora do rush, segundo os serviços de resgate sul-africanos.
Médicos afirmaram que mais de 300 pessoas foram tratadas por lesões de diversos graus de gravidade.
A colisão ocorreu pouco depois das 7h (3h de Brasília) quando o trem que fazia sua entrada na estação se chocou, por razões ainda desconhecidas, por trás de um trem que estava parado.
Os dois trens se dirigiam a Pretoria e o acidente ocorreu em Atteridgeville, 10 km a oeste da capital.
"Há 20 feridos em estado grave, um deles em estado crítico, o condutor" do segundo trem, indicou um responsável pelos serviços de urgência, Johan Pieterse, contactado por telefone pela AFP.
"A maioria das vítimas são adultos, mas havia muitas crianças. Contamos ao menos 50 crianças" entre os feridos, disse.
— Os dois trens estavam cheios de pessoas que iam ao trabalho e havia crianças que iam à escola. A maioria das crianças foi transferida ao hospital para ficar em observação.
O motorista do segundo trem ficou preso na cabine de sua locomotiva. "Acaba de ser libertado", disse o porta-voz pouco depois das 9h (5h de Brasília).
— Permaneceu preso por cerca de duas horas. Encontra-se em estado crítico.
Pretoria e Johannesburgo estão a cerca de 60 km e são unidas por uma rede ferroviária antiga com trens suburbanos lotados nos horários de tráfego mais intenso.

Morrem 85 camelos em incêndio na Alemanha

Os bombeiros só conseguiram salvar cinco camelos da fazenda em chamas.

Oitenta e cinco camelos morreram em um incêndio em uma fazenda no sudoeste da Alemanha, anunciou a polícia.  
Os bombeiros só conseguiram salvar cinco camelos da instalação situada em Rotfelden, na Selva Negra, anunciou a polícia.  
As causas do incêndio nesta fazenda de camelos ainda são desconhecidas.  
Dois apaixonados por camelos abriram a fazenda em 2002 e ofereciam passeios no lombo destes animais ou visitas para os colégios da região.  
A polícia estimou o prejuízo em 1 milhão de euros (cerca de R$ 2,7 milhões)

Protesto pede presidente ficha limpa para o Senado


Brasília - O gramado em frente ao Congresso Nacional amanheceu hoje (30) com 81 vassouras, baldes e panos de chão. O protesto, organizado por dezenas de entidades de movimentos anticorrupção com material nas cores da Bandeira Nacional, pede aos senadores que escolham um presidente ficha limpa, capaz de dirigir o Senado “com independência e dignidade”.
“Estamos usando essa metáfora porque são 81 senadores. A ideia é que cada senador assuma o compromisso de ter na presidência um ficha limpa”, disse Antônio Carlos Costa, fundador da organização não governamental Rio de Paz.
Mais de 54 mil assinaturas já foram reunidas em um abaixo-assinado pela eleição de um presidente ficha limpa no Senado. Até sexta-feira (1º), dia da eleição, a expectativa é que sejam mais de 100 mil. No começo da tarde, com luvas e máscaras de proteção, os manifestantes pretendem fazer a lavagem da rampa do Congresso. Na avaliação dos apoiadores do protesto, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) não poderia ser candidato. “Essa indicação [de Renan Calheiros] é um completo desrespeito ao sentimento e expectativa do povo”, disse Antônio Carlos.
O senador Renan Calheiros – que na última sexta-feira (25) foi denunciado pelo procurador-geral da República ao Supremo Tribunal Federal por uso de notas fiscais frias – disse, por meio de assessoria, que não vai comentar a manifestação.
Na manhã de hoje, três integrantes do protesto foram impedidos pela Polícia do Senado de ir ao gabinete do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Nem a autorização do próprio senador conseguiu liberar a entrada do grupo. Segundo o diretor da Subsecretaria de Polícia Ostensiva do Senado Federal, Rauf de Andrade, os manifestantes foram identificados pela Inteligência do Senado. “Eles são de um grupo que pretende fazer uma manifestação no Congresso, então hoje eles estão com o acesso restrito”, justificou.
Além de Renan Calheiros, os senadores Pedro Taques (PDT -MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) são candidatos à presidência do Senado. Eles vão se reunir ainda hoje para decidir se mantêm as duas candidaturas ou se vão se unir em uma candidatura alternativa a de Renan.

Vendedor ambulante é chamado na porta de casa e morto a tiros em Cariacica


Reprodução TV Vitória
Um vendedor ambulante de 20 anos foi morto com sete tiros na madrugada desta quarta-feira (30), no bairro Padre Gabriel, em Cariacica.

Wellington Brás Santana vendia doces e foi assassinado na Rua da Resistência, a cerca de 20 metros da casa onde morava. A vítima morava no local com a mulher há cinco meses.
Três criminosos chegaram à casa do vendedor e chamaram por ele enquanto o casal dormia. Wellington saiu e, logo depois, a mulher dele ouviu o barulho dos tiros.
Desesperada, ela pulou uma janela e foi para a casa da mãe. A sogra da vitima disse que já esperava esse fim para o genro. “Fiquei com medo, mas já esperava que ia acontecer isso. Eles avisaram que iriam matá-lo. Mandaram um recado para ele, mas ninguém sabia o motivo”, disse a mulher que não quis se identificar.

Quadrilha que trazia droga de MG para o ES é presa durante operação do BME


Reprodução TV Vitória
Seis homens foram presos na noite de terça-feira (29), durante uma operação desenvolvida pelo Serviço de Inteligência do Batalhão de Missões Especiais, que investigou, durante aproximadamente um mês, a movimentação em uma residência em Cariacica. Drogas, armas, munição e dinheiro foram apreendidos.

A polícia chegou até a quadrilha a partir de uma denúncia anônima. Alessandro Silva Moreira, de 38 anos, e Onelcino Lira Filho, de 44, estavam em uma casa no bairro Jardim Botânico. Já Alexandre Roth e Marcelo Gregório vieram de Belo Horizonte e estavam em outra casa, em Santo Antônio, em Vitória.
Segundo a polícia, Alessandro é suspeito de ser o traficante do grupo. Era ele quem repassava a droga para as bocas de fumo da Grande Vitória. “Percebeu-se uma conexão interestadual Minas Gerais – Espírito Santo, onde o Alessandro era quem coordenava todo esse trabalho. Havia outro que fazia a armazenagem, havia outro que fazia o transporte, mas a droga efetivamente pertencia ao Alessandro”, disse o tenente coronel Ramalho.
Onelcino foi preso junto com Alessandro. Ele já tem passagem por homicídio e tem um mandado de prisão em aberto pelo mesmo crime. De acordo com a PM, ele armazenava a droga que era distribuída por Alessandro. A polícia encontrou 15 kg de maconha dentro de um carro que estava na casa de Onelcino. Ele disse que não sabia que dentro do veículo havia tanta droga.
“Botaram o carro lá e eu não sabia que tinha droga dentro. Se eu soubesse, não aceitaria uma situação dessas. Me assustei na hora que a polícia entrou, caí e bati a cabeça na janela”, disse Onelcino Lira Filho, que estava com a cabeça enfaixada.
Além da maconha, na casa onde Alessandro estava, a polícia encontrou mais 80 pedras de crack, uma pistola 380 com dois carregadores com 25 munições, cerca de R$ 2,8 mil que, segundo os PMs, seriam da venda de parte da droga que veio de fora do Estado.
A partir das investigações, a polícia descobriu que quem transportava a droga eram Alexandre Roth, de 34 anos, que é natural de São Paulo e Marcelo Gregório, de 31, natural de Minas Gerais. De acordo com a polícia, eles vieram de Belo Horizonte, na última sexta feira, com 30 kg de maconha e estavam em uma casa, em Vitória, com outros dois jovens, que também foram presos.
“Hoje, 30 kg não é mais considerado grande quantidade. Esse camarada, que faz a encomenda de pequena quantidade, despeja isso rapidamente no mercado, de forma com que não seja preso no momento da venda da droga e, rapidamente, ele faz outra movimentação. É um ciclo que se alimenta o tempo todo. Vem, traz, vende e, quando está com dinheiro, compra mais e vende. Ele aprendeu que, para ele, mexer com pouca quantidade é mais interessante”, comentou o tenente coronel.

Agentes penitenciários do ES protestam contra veto de Dilma sobre porte de arma

Reprodução TV Vitória
Agentes penitenciários realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (30), na escadaria do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. O protesto foi motivado pelo veto da presidenta Dilma Rousseff a um projeto de lei que previa garantir aos agentes e guardas portuários a possibilidade de usar arma de fogo fora do horário de trabalho.

Os protestos estão sendo realizados em diversos estados do país. O veto foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 10. Cem cruzes foram colocadas na escadaria simbolizando os agentes penitenciários que morreram vítimas de criminosos.
Além da manifestação no Palácio, os agentes que estão trabalhando nas unidades prisionais não utilizarão armamento ate às 19 horas. Com isso, procedimentos como banho de sol, acompanhamento de advogados e escoltas de detentos para fóruns e transferências não serão realizados durante todo o dia. Os serviços com armas serão mantidos nas muralhas e nas escoltas de urgência e emergência.
Para o presidente do Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Espírito Santo (SINDASPES), Antonio Carlos Vilela, a manifestação é para chamar atenção dos senadores e deputados capixabas para derrubarem o veto da presidente.
“O porte de arma foi aprovado pelo Congresso Federal. Ele garantiria a segurança das famílias de guardas portuários e agentes penitenciários que são ameaçadas constantemente. Nós agentes temos a vida muito vigiada por detentos dentro da cadeia. É comum ouvirmos um preso falar: ‘olha, você mora em tal endereço, tem uma esposa que se chama tal e três filhos que estudam em tal escola. Aqui no Estado, agentes morrem e sofrem constantes emboscadas”, Disse Vilela.

Adolescente de 17 anos é executado com mais de 10 tiros dentro de casa na Serra


Reprodução TV Vitória
Um jovem de 17 anos foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (30), no bairro Jardim Carapina, na Serra. Rafael Rodrigues Correia foi atingido por 11 tiros.

O crime aconteceu em uma residência na Rua Presidente Dutra. O adolescente costumava frequentar o lugar, que pertence a uma amiga, que não estava na casa na hora do assassinato.
De acordo com a polícia, o adolescente tinha passagem pela justiça por envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo as primeiras informações passadas pela polícia, o rapaz estava sozinho na casa e teria aberto a porta para o assassino. O jovem foi morto dentro do quarto.
A suspeita de que a vítima permitiu a entrada do criminoso surgiu por que o local não tem sinais de arrombamento. Rafael era do bairro Planalto Serrano, no mesmo município. Ele morava a duas quadras de onde o crime aconteceu há cerca de oito meses.

Rapaz é preso após tentar matar jovem a tiros no meio da rua na Serra


Reprodução TV Vitória
Um rapaz de 18 anos foi preso por suspeita de tentativa de homicídio no bairro Nova Carapina I, na Serra. Jefferson Lisboa da Conceição, o Jefinho, se escondeu em um terreno baldio após atirar contra um jovem de 23 anos.

O suspeito foi levado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pesssoa, em Barro Vermelho, em Vitória. Lucas Marques de Almeida foi baleado na Rua Tocantins. Ele foi socorrido por policiais e levado para o Hospital Dório Silva, em Laranjeiras, na Serra.
Jefinho foi localizado pelos policiais enquanto tentava fugir. “Ele falou que iria me matar e eu fui tentar matá-lo. Peguei o revólver e fui”, disse Jefferson Lisboa da Conceição.
No hospital, Lucas disse aos policiais que vendeu um carregador de pistola nove milímetros, que pertencia a Jefinho e, por isso, ele tentou matá-lo. O suspeito negou e apresentou outra versão para o crime. “Ele fez um acordo com meu amigo e falou que iria me matar. Ele matou meu amigo enforcado esses dias”, afirmou o rapaz.
Sem demonstrar arrependimento por tentar matar Lucas, Jefinho confirmou que já esteve preso por suspeita de homicídio. “Tenho passagem por homicídio também. Foi no ano passado. Não fiz nada, não matei não, só fui acusado. Nem sei quem é o rapaz. Fiquei dois meses preso e saí, comentou.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Lucas Marques de Almeida continua internado e passa bem.

Tolerância zero de álcool no trânsito já está em vigor; multa é de R$ 1.915,40


Divulgação
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada ontem instituiu, na prática, a tolerância zero de álcool no trânsito em todo o País. Agora, mesmo que o motorista parado nas blitze da lei seca tenha bebido menos de um copo de cerveja, terá de pagar multa por infringir a lei - que aumentou para R$ 1.915,40 no fim de 2012.

A Resolução 432 do Contran foi publicada no Diário Oficial da União. Ela regulamentou as mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional, que foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff em 20 de dezembro, e passaram, por exemplo, a aceitar testemunhos de embriaguez como prova de que o motorista cometeu infração.
Uma das principais mudanças foi estabelecer como infração dirigir sob "qualquer influência" de álcool. Mas, como há certos níveis de imprecisão nos aparelhos de bafômetro, faltavam regras para definir como caracterizar qualquer limite. A decisão do Contran, após uma série de estudos, foi determinar que o motorista terá cometido infração se tiver 0,01 miligrama de álcool para cada litro de ar expelido dos pulmões na hora de fazer o teste. Mas definiu, na regulamentação, que o limite de referência será de 0,05 miligrama - por causa dessas diferenças dos aparelhos, em uma espécie de "margem de erro" aceitável.
Assim, se o bafômetro apresentar o número "0,05" no visor, o motorista já terá de pagar multa de R$ 1.915,40.
Outra determinação é que, no caso de o motorista fazer exame de sangue, não será admitido nenhum nível de álcool no sangue.
"Sabemos que os acidentes não são reduzidos por decreto, mas é preciso dar um basta à violência do trânsito", disse ontem o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, durante evento em Brasília para detalhar as mudanças na legislação. "O grande objetivo é mudar a postura da sociedade em relação ao risco do uso do álcool ao volante", explicou.
Limites. O novo limite equivale a menos do que um copo de cerveja, uma taça de vinho ou qualquer dose de bebida. O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues Alves Júnior, afirma que bombons de licor ou medicamentos com álcool na composição não devem resultar em indiciamento para motoristas. "As dosagens (alcoólicas) são muito baixas", ressaltou.
O médico, entretanto, reforça que a medida só será eficaz se a fiscalização for eficiente. "Na periferia, o consumo de álcool é até maior do que em outras regiões. As blitze não podem ficar só na Vila Madalena (área boêmia da zona oeste da capital paulista)."
Crimes. A nova regulamentação determinou que será caracterizado crime de trânsito (com pena de 6 meses a 3 anos de detenção, mais multa e suspensão do direito de dirigir) se o bafômetro acusar 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Índices entre 0,33 e 0,05 caracterizam infração de trânsito.
Para o advogado especialista em Direito do Trânsito Marcos Pantaleão, a nova regra fecha praticamente qualquer brecha para impunidade na lei seca. "A única opção para os advogados será tentar anular o auto de constatação das multas, mas isso só se a Polícia Militar não preencher o auto corretamente", afirmou. Ele destaca também que, agora, motoristas que tiverem a Carteira Nacional de Habilitação retida terão de retirá-la no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) após cinco dias.

Sesc/ES abre vagas de empregos em vários cargos para suas unidades no Estado

O Sesc/ES abriu vagas de empregos para cirurgião dentista, monitores de informática, auxiliares de serviços gerais, assistentes e auxiliares de manutenção e porteiros. As chances são para atuar nas unidades de Colatina, São Mateus, Linhares, Vila Velha, Vitória e no Centro de Atividades da Praia e Centro de Turismo de Praia Formosa, ambos em Aracruz. As inscrições vão até o dia 1º de fevereiro. Para realizar a inscrição, o candidato deve enviar currículo para o e-mail:processoseletivo@es.sesc.com.br, mencionando em “assunto” o nome do cargo, ou entregar o documento na portaria das unidades de referência.

PMES divulga locais das provas para solado que acontecem no próximo domingo (03)

Foram divulgados os locais de prova do concurso da concurso para soldado combatente da Polícia Militar do Espírito Santo, que acontece no próximo domingo, dia 03 de fevereiro. A prova terá 70 questões de múltipla escolha, sendo 40 de português e 30 de matemática, e uma redação (eliminatória e classificatória) executada pela Funcab. Será eliminado o candidato que obtiver pontuação inferior a 35 pontos. Para verificar o seu local de prova, basta clicar no site: http://www.funcab.org.

Quatro casas noturnas são interditadas pelo Corpo de Bombeiros na Grande Vitória


Agência Brasil
O Corpo de Bombeiros interditou quatro casas de shows na Grande Vitória por funcionamento irregular e falta de alvará. A fiscalização ocorreu após a tragédia que deixou 235 mortos na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Os estabelecimentos fechados temporariamente são: Blow Up, em Vila Velha, Saloon, na Serra e Twister e Black Bar, em Cariacica. O Corpo de Bombeiros informou que as medidas estão sendo tomadas para evitar incidentes.
A tragédia mobiliza também os deputados capixabas, que não perderam tempo e apresentaram vários projetos para evitar que situações semelhantes aconteçam em casas noturnas do Espírito Santo. São pelo menos quatro deles, apresentados pelos deputados Janete de Sá (PMN), Hércules Silveira (PMDB), José Esmeraldo (PR) e Euclério Sampaio (PDT).
Dr. Hércules disse que ficou muito abalado com a tragédia e preocupado com as condições de funcionamento de estabelecimentos no Espírito Santo. Por isso, tomar "providências para evitar outros acidentes do gênero", diz em sua justificativa.
O peemedebista encaminhou ofício ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Edmilton Ribeiro Aguiar Júnior, solicitando a realização de um trabalho em parceria com as prefeituras municipais e outros órgãos, com o objetivo de vistoriar a estrutura física desses estabelecimentos. Em seu projeto, Hércules pretende obrigar a todas as casas noturnas, boates, teatros, cinemas, bares e restaurantes utilizarem material anti-incêndio em toda sua estrutura.
Projeto semelhante também foi protocolado pelo deputado Euclério Sampaio (PDT). O pedetista quer ainda abrir seu gabinete para debater com os segmentos de casas de shows, bares, restaurantes, e clubes esportivos a segurança em eventos.
Já o deputado José Esmeraldo, além de regras definidas para o funcionamento de bares, boates e restaurantes, proíbe a realização de shows pirotécnicos no interior dos estabelecimentos, o que já é proibido no Estado.
"Queremos evitar outras tragédias como a de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Não podemos, como legisladores, assistir a morte de 245 pessoas e não tomar nenhuma providência”, disse.
Segundo a proposta, elaborada com bases em indicadores nacionais de segurança, as casas noturnas e de shows, restaurantes dançantes, bares e boates com capacidade para até 400 pessoas deverão ter, no mínimo, uma saída de emergência, além da porta de acesso. Quando a capacidade do estabelecimento for entre 400 e 1000 pessoas, o local deverá ter duas saídas de emergência. E acima de mil pessoas no estabelecimento, a exigência é de três saídas de emergência, devidamente sinalizadas em painel luminoso, na cor vermelha com dimensões especificas.

Estácio abre as inscrições para processo seletivo em cursos presenciais e à distância

A Faculdade Estácio está com inscrições abertas para o processo seletivo em cursos presenciais e de ensino à distância (EAD). Para os presenciais são oferecidas 300 vagas remanescentes em 11 diferentes cursos e as inscrições vão até a primeira quinzena de fevereiro. Para os cursos EAD as inscrições vão até março e são 900 vagas em mais de 20 cursos. A prova de vestibular tradicional da Estácio será no dia 2 de fevereiro, mas a faculdade também oferece o vestibular agendado: o candidato faz a inscrição pelo site (www.estacio.br) e pode escolher entre seis diferentes horários para fazer a prova, de dia ou à noite. Mais informações: (27) 3395-2900 ou (27) 3320 2909.

McDonald’s abre 44 vagas para atendente de nível médio no Espírito Santo

O McDonald’s abriu 44 vagas no Espírito Santo, sendo 38 em Vitória e 06 na Serra para atendentes nos períodos diurno, noturno e madrugada. Os interessados em trabalhar no turno diurno devem ser maiores de 16 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Já para as vagas o período noturno ou madrugada é necessário ter 18 anos completos e escolaridade a partir de 6º ano do ensino fundamental. Não é exigida experiência anterior e o início é imediato. As inscrições podem ser feitas no portal www.mcdonalds.com.br acessando em “Trabalhe Conosco” o link “Cadastre seu Currículo” ou entregando o currículo em um dos restaurantes McDonald’s.

Governo do ES prepara concurso para auditor fiscal da Receita Estadual

O governo do Espírito Santo prepara um concurso com 16 vagas para auditor fiscal da Receita Estadual. Todas as vagas são de nível superior e haverá formação de cadastro de reserva. O salário inicial é de R$ 9.274,29, podendo chegar a R$ 18.132,15 ao longo da carreira. A seleção deverá ser realizada no primeiro semestre de 2013. Atualmente, o governo do estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), analisa as propostas apresentadas por bancas examinadoras, para que seja preparado o edital.

Petrobras abre concurso com 44 vagas para nível médio com salários até R$ 3 mil

A Petrobras abriu 44 vagas, mais cadastro de reserva, em cargos de nível médio. Os salários que variam de R$ 2.599,45 a R$ 3.132,34. As oportunidades são para as funções de técnico de administração e controle júnior, técnico de contabilidade júnior, técnico de operação júnior, técnico de segurança júnior e técnico de suprimento e logística júnior. As inscrições poderão ser feitas até o dia 21 de fevereiro pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa de é R$ 35. Provas dia 14 de abril de 2013. A divulgação do resultado final acontecerá dia 18 de junho.

Correios do ES lançam 55 vagas de estágio para níveis médio, técnico e superior

Os Correios divulgaram dois editais com 55 vagas de estágio, no Espírito Santo, para níveis médio, técnico e superior. Desse total, 40 são para técnico (24 matutino e 16 vespertino) e 15 para superior (07 manhã e 08 tarde). 
Os candidatos devem ter concluído o primeiro ano no sistema anual ou estar no 3º semestre no sistema semestral. Já para o curso de Direito o estudante deverá ter concluído 50% das disciplinas. As inscrições vão de 18 de fevereiro até 4 de março, no site:  www.correios.com.br/institucional/concursos/correios.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Educação promove Processo Seletivo para contratação em Itapemirim

A secretaria Municipal de Educação de Itapemirim abri amanhã (31/01) as inscrições para o Processo Seletivo. As vagas são para os cargos de Agente de Apoio Escolar, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca e ASCEI. As inscrições serão realizadas exclusivamente com o preenchimento prévio das duas vias do formulário específico de inscrição.

As inscrições vão de 31 de janeiro até dia 01 de fevereiro, sendo que o horário de funcionamento no local da inscrição será das 09 horas às 12 horas, e de 13 horas às 16 horas.
Para mais informações confira o regulamento e preencha a declaração de bens e o formulário do cargo de interesse.

http://www.itapemirim.es.gov.br/site/publicacao/3531

Drogas e prostituição na avenida Bernado Horta, a mais movimentada de Cachoeiro é a menos fiscalizada


Em pleno centro da cidade, na Avenida Bernardo Horta, em Cachoeiro de Itapemirim-ES, é possível presenciar venda de drogas e prostituição a qualquer hora. A população está revoltada com situação e acredita que há falta de fiscalização por parte da polícia.
Quem passa pela avenida depois das 22h fica assustado com o que vê. Pessoas caídas no chão, traficantes andando para um lado e para outro, várias prostitutas e transexuais “fazendo ponto”. Essa realidade tem deixado os cachoeirenses revoltados há muitos anos.
O enfermeiro Josiel Fernandes, 26 anos, disse que desde que ele era adolescente ele passava com o pai pela avenida e reparava aquelas pessoas que ficam ali. Ele acha um absurdo a polícia não fazer nada. “As autoridades deveriam retirar esse povo sujo e drogado que fica na avenida”, disse.
De acordo com o comerciante Antônio Guimarães, 59 anos, o tráfico de drogas e a prostituição no local, antigamente, era uma coisa mais discreta. Hoje em dia eles não têm um pingo de vergonha. “Você passa de carro os traficantes ficam olhando dentro do automóvel e as garotas de programa quase se jogam na frente do veículo se oferecendo”, indignou se.
Antônio afirmou que o problema não é só na Avenida Bernardo Horta. Na Beira Rio e no trevo da Kia carros, no BNH, acontecem à mesma coisa. Ele falou que não entende o porquê a polícia não age. “Eu tenho certeza que a polícia sabe de tudo só não entendo o motivo de não fazerem nada”, disse.
  Gosto e necessidade
A garota de programa, que usa pseudônimo, Luiza Bismark, que tem apenas 20 anos, disse que as pessoas só sabem julgar, mas que ninguém nunca parou para perguntar se ela precisava de comida ou de ajuda para pagar suas contas. Ela disse ter dois filhos e precisa alimentar eles.

“Eu procurei emprego várias vezes, mas infelizmente não consegui então o único jeito foi fazer programa”, contou.
Já o transexual T.O.M, de 34 anos, disse que faz programa porque é um meio de ganhar dinheiro fazendo o que gosta.

R$ 4,8 milhões para produção de merenda - Agricultores capixabas serão beneficiados com a compra


O Governo do Estado vai comprar a produção agrícola de 500 produtores rurais capixabas para ser destinada à merenda escolar de mais de 180 mil alunos de cerca de 350 escolas da rede estadual. Serão investidos, ao longo deste ano, R$ 4,8 milhões, quatro vezes mais que o destinado em 2012, quando foram aplicados R$ 1,19 milhão.
A compra dos produtos faz parte do Programa Vida no Campo, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag)  que conta com a articulação da Secretaria da Educação (Sedu) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
 
No início de janeiro, a Sedu realizou uma chamada pública para que agricultores familiares oferecessem seus produtos. Oito cooperativas e uma associação de produtores responderam e com a volta à aulas irão atender a mais de 180 mil alunos, de cerca de 350 escolas.
 
Benefícios
O programa multiplica benefícios em todos os lados. Os agricultores têm garantia de compra de seus produtos e os alunos das escolas públicas têm a certeza de acesso a alimentos de qualidade. Para a gerente de Apoio Escolar da Sedu, Ipoliane Braga, “Os itens são de boa qualidade e, para as famílias que vão realizar a venda, é uma forma de agregar valor ao produto e ter a segurança de um comprador durante o ano todo”.
 
Na lista de produtos estão frutas, verduras, legumes, laticínios e peixes que poderão contribuir para uma alimentação ainda mais saudável dos estudantes atendidos.

Arma e Dinheiro Aprendidos em Marataízes


Ontem a tarde (29/01) a Polícia Civil de Marataízes cumpriram um mandato de busca e apreensão, depois de fazer um levantamento que o cidadão Marcelo Barros Marvila estaria envolvido com algumas atividades ilícitas no balneário. A Operação foi solicitada após levantamento realizado pela equipe de inteligencia da Delegacia de Itapemirim, dando conta ser verdade os fatos.
Ao cumprir a ordem judicial, os policias encontraram e poder do Sr. Marcelo Barros Marvila, no centro da cidade de Marataízes, uma arma de fogo calibre 38 e mais 13 munições intactas. A operação foi cumprida por policiais civis, sob o comando do Delegado de plantão Dr. David Santana Gomes.
Marcelo foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Com mais esta prisão percebemos que a implantação do serviço de plantão 24 horas, propicia a retirada de mais uma arma de fogo das ruas de nosso balneário.
Estas informações foram passadas pelo Delegado Titular da Microrregião de Itapemirim/ES, que agora funciona 24 horas. 


Fonte: Dr. Edson Lopes Junior
Titular da Microrregião de Itapemirim/ES - Plantão 24 horas