A reeleição de Theodorico Ferraço tem o aval do governo.
A semana começou com tempo ruim para o deputado Theodorico Ferraço (DEM), mas chega ao fim com o clima clareando. Ele foi atingido em cheio por suspeitas de envolvimento no caso de fraudes em prefeituras. Hoje, porém, Theodorico parece mais perto da reeleição para a presidência da Assembleia Legislativa. Cerca de 20 deputados já assinaram um documento para formarem o chamado "blocão". Ao assinarem, confirmam o apoio à recondução de Theodorico para o comando.
Além disso, a reeleição de Theodorico tem o aval do governo. Uma fonte próxima ao governador Renato Casagrande (PSB) afirma: a não ser que nos próximos dias ocorra um fato novo muito grave, uma prova incontestável do envolvimento de "Ferração" em fraudes, a nova Mesa Diretora caminha mesmo para ser liderada por ele. Por fim, nesta sexta-feira a mulher do deputado, Norma Ayub (DEM), ex-prefeita de Itapemirim, foi libertada
pela Justiça.
O momento é sem dúvida bem melhor que o início da semana. A questão é que as suspeitas deixaram uma marca ruim sobre Theodorico. Por isso, esta semana seus aliados formaram uma força-tarefa para fortalecê-lo politicamente.
Em outra linha, o governador Renato Casagrande (PSB) também vem operando intensamente para manter a estabilidade política em sua base.
E outro ponto é que o parecer do Ministério Público Estadual pedindo mais investigações contribuiu para tirar dúvidas dos deputados ainda indecisos. O MPES não apresentou denúncias, mas também não descartou fazer isso mais adiante ou pedir prisões, é bom lembrar.
Mesmo assim, em certos setores, a leitura é de que está havendo até benevolência com o deputado. Contudo, a avaliação entre influentes líderes políticos é que as suspeitas sobre o presidente da Assembleia, num sentido mais amplo, representam também a fragilização do Poder Legislativo estadual.
Por isso, a operação de lideranças para evitar os desgastes sobre o deputado teriam também o objetivo de fortalecer a Assembleia como um todo. Além disso, Theodorico representa também a união de forças políticas construída desde o governo passado.
Afinal, é impossível dissociá-lo do senador Ricardo Ferraço (PMDB) e seu grupo político, que participaram dos acordos para a eleição de Casagrande em 2010.
Foi mais ou menos isso que foi pesado pelas principais lideranças políticas do Estado nos últimos dias. E o saldo final é que, apesar do bombardeio sobre Theodorico que colocou no alvo também a Assembleia, o episódio parece ter levado a uma nova união de forças em favor do Estado. Assim, o "blocão" da Assembleia é na verdade o "blocão" liderado por Casagrande.
Posições
Os deputados Solange Lube (PMDB) e Roberto Carlos (PT) seguem como os mais cotados para a primeira e segunda secretarias da Mesa Diretora da Assembleia. Já Glauber Coelho (PR) é cotado para a vice-presidência. Por outro lado, o nome de Solange já gera dúvidas, em razão dos diversos processos a que ela responde na Justiça.
De partida
O prefeito Audifax Barcelos (PSB) assinou nesta sexta o ato liberando o antecessor Sérgio Vidigal (PDT) de suas atividades como médico do Estado a serviço da Prefeitura da Serra. Com isso, Vidigal poderá assumir a Secretaria de Políticas Públicas e Emprego no Ministério do Trabalho, em Brasília.
Longe...
Para Audifax, é boa notícia: por ora, o adversário dele nas urnas passará a maior parte do tempo longe. E o cargo também dará a Vidigal uma "quarentena" após a derrota nas urnas.
No batente
O deputado César Colnago (PSDB) volta de um período de descanso reforçando a campanha de Orly Gomes (DEM) hoje, pela manhã em Guarapari, nos bairros no entorno de Muquiçaba. O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), também engrossará a campanha de Orly.
Nova política
O presidente do Bandes, Guerino Balestrassi, está à frente do movimento Nova Política. Ele participou do grande encontro dos seguidores de Marina, em São Paulo, na quarta-feira. Depois organizou um pequeno encontro no Estado no dia seguinte, mas já organiza um evento mais amplo, previsto para o início de fevereiro.
Fonte: A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário