No maior shopping a céu aberto do Espírito Santo, nem as câmeras de videomonitoramento da prefeitura inibem a ação de arrombadores. O medo ronda o dia a dia de quem tem comércio no Polo de Confecções da Glória, em Vila Velha.
Um dos alvos mais recentes dos arrombadores foi uma loja de roupas. Três homens chegaram de bicicleta e quebraram a porta e fugiram levando dois televisores e dois skates. O dono da loja disse que foi o segundo caso registrado em 21 dias.
“A situação é de revolta. De dia tem segurança particular e o policiamento é pouco. A noite, ficam duas viaturas de plantão para Vila Velha inteira e os vagabundos ficam fazendo a festa mesmo. A minha loja foi assaltada há 21 dias e agora, foi arrombada essa noite. Nesta semana, quatro lojas foram assaltadas. Ontem, duas lojas da esquina foram arrombadas durante a noite. A gente está a mercê dos vagabundos e isso desanima”, disse o comerciante que não quis se identificar.
Em outra loja, ficaram as marcas de outro arrombamento. Três homens entraram no local e levaram roupas e R$ 70 que estavam no caixa. O crime não foi registrado porque os cabos das câmeras foram cortados em um arrombamento anterior. Os donos tomaram providências para evitar novos ataques.
“Eu coloquei outra fechadura e estou com a intenção de colocar grades na porta porque a gente vai para casa e fica insegura de largar o patrimônio da gente a ver navios porque de noite não tem segurança nenhuma aqui, a Glória fica deserta e a gente fica preocupado. É um arrombamento atrás do outro. Ninguém dorme sossegado”, comentou a vítima que não quis ser identificada.
Além dos donos de lojas, quem mora na Glória, também reclama da insegurança no bairro. “Hoje em dia está muito perigoso. Você não pode deixar seus filhos saírem de casa nem para irem à padaria. Você corre o risco dele sair e não voltar”, disse uma moradora.
A Polícia Militar informou que o efetivo que faz rondas no local foi reforçado na segunda-feira (28). A PM pede aos moradores e comerciantes que, ao perceberem qualquer movimentação suspeita, liguem para o 181 ou 190. A polícia informou também que, nesta época do ano, aumentam o número de moradores de rua e usuários de crack naquela região. Muitos deles chegam a ser levados para delegacia quando são pegos em flagrante, mas acabam soltos e voltam a cometer os assaltos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário