ITAPEMIRIM

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

POLÍCIA MILITAR APREENDE EQUIPAMENTOS DE SOM EM MARATAÍZES


Segundo o Capitão PM Dutra, Marataízes vai virar referência no Estado do Espírito Santo no cumprimento da Lei do Silêncio, respeitando um desejo da maioria dos turistas e moradores que preferem curtir o verão no balneário com tranquilidade. Os contraventores tiveram seus equipamentos de som apreendidos e terão que pagar uma multa que pode chegar a R$ 27 mil reais.
A Polícia Militar apreendeu na noite de sábado (12) por volta das 22 horas todo o equipamento de som de uma residência localizada na Avenida Domingos Martins, em Marataízes, que causava incomodo aos vizinhos e para quem passava pelo local.
A ação cumpre a Lei do Silêncio, baseada na Lei Municipal n° 1254/10 e no Decreto Lei n° 3688/41 que passou a vigorar com rigor neste verão no balneário, por meio de uma determinação do Ministério Público. A operação contou com o apoio da Guarda Municipal de Marataízes que desde o início da temporada vem realizando um trabalho educativo e de conscientização por meio de folders informativos e muito diálogo.
Segundo o Capitão PM Dutra que fez a apreensão do material, por diversas vezes esteve no local solicitando que os mesmos agissem conforme a lei para evitar maiores transtornos. “Desde o dia 26 de dezembro estamos recebendo denúncias pelo 190 deste local, estive lá, dialoguei, lembro-me de ter estado no local por três vez. Neste sábado tivemos que agir, garantindo o direito dos moradores que já não agüentavam mais com o desrespeito. Fizemos valer a Lei, a maioria quer o silêncio e digo que, Marataízes vai virar referência no Estado com o cumprimento dessa Lei. Deixo aqui o meu agradecimento à Guarda Municipal pela parceria e pelo ótimo trabalho que está sendo realizado no município”, frisa.
Os responsáveis, que passam férias em Marataízes, foram autuados pelo crime de contravenção, foi feito boletim de ocorrência e a PM apresentou à Delegada de plantão, Dra. Caroline Valle Brandão que após ouvir os acusados, foram liberados, mas serão encaminhados para a Justiça. A pena pode chegar a 40 salários mínimos, cerca de R$ 27 mil reais. Além do equipamento de som, os rapazes tiveram seus veículos notificados, pois estavam estacionados sobre a calçada, o que é irregular.
O Secretário de Defesa Social, que também faz parte do efetivo da Guarda Municipal, Marcos Aurélio Pedrosa, acompanhou toda a operação e diz-se satisfeito em ver a Lei sendo cumprida. “A atuação da PM foi muito positiva e sanou um problema que há muito tempo vem incomodando moradores e veículos que passavam pelo local, pois além do som alto os integrantes promoviam festas na residência e ocupavam metade da pista. Chegavam a colocar cones, fazendo com que os veículos reduzissem a velocidade. O desrespeito estava geral. Infelizmente algumas pessoas preferem pagar para ver e a PM fez o seu trabalho mostrando que se não houver respeito a lei será aplicada. Quero parabenizar a ação efetiva da Polícia Militar, ao efetivo da Guarda Municipal que vem evitando que muitas histórias como essa acabem mal e aos munícipes que denunciam pelo 190, precisamos da parceria de todos para manter nosso município em ordem”, ressalta o secretário.
Segundo o Sr. Mário Nemer, advogado, que passa férias com a família próximo à residência em Marataízes, diz que já não aquentava mais tanto desrespeito e já estava decidido à terminar suas férias em outro município caso não fosse feito algo. “Fico feliz em ver que Marataízes tem policiais preparados e asegurança oferecida pela Guarda Municipal tem feito a diferença no município. Sofri cerca de dez dias com o som alto nos fundos da minha residência. Pedi várias vezes que eles se controlassem. A PM esteve no local e infelizmente não houve melhoras no comportamento deles. Os excessos continuavam ocorrendo e eu pude ver com efetividade a atuação dos guardas municipais e da policia militar e não constatei nenhuma violência durante a abordagem, vejo que o município está melhorando nesse ponto de vista. Dr. Jander merece meu respeito e minha consideração e precisamos trabalhar pelo que é correto. O direito de um acaba diante do outro. As pessoas têm que respeitar os direitos dos outros. Parabéns a assessoria de comunicação da Prefeitura, pois cheguei a mandar um e-mail para o Sic da Prefeitura, fui atendido de imediato, liguei para a guarda municipal, para o 190 da PM e vi o envolvimento de todos para solucionar esse problema”, relata.
Esse foi o primeiro caso solucionado em Marataízes desde que a Lei do Silêncio entrou em vigor e certamente esses “turistas” não vão atrapalhar mais o verão de muitas famílias no local e a ação da PM será um exemplo para muitos outros que quiserem pagar para ver.
A fiscalização continua em Marataízes e as denúncias de som alto podem ser feitas através do 190 da PM  e pelos contatos da Guarda Municipal de Marataízes  (153 – 3532-3258 – 8814-3414).
Fonte: Maratimba News

Um comentário:

Anônimo disse...

Em vez de se preocupar com som porque não se preocupa com as Drogas? Mandam os policiais sai pela praia procurando armas e drogas em vez de som, porque o que mata não é o som são as armas que os bandidos usam. Essa é a lei mas ridícula que ja vi na vida. Se for por isso , proibi os shows NACIONAIS nas praias.