ITAPEMIRIM

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Igreja católica lança cartilha para conscientizar sobre a importância do voto


O bispo de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Dario Campos, tem se destacado por não se omitir durante fatos relevantes, envolvendo a política local. Depois de disparar duras críticas no momento em que os vereadores disseram que iriam aumentar o próprio salário, agora, ele lança uma cartilha que tem por objetivo conscientizar o eleitor da importância do voto e escolher bem o seu candidato.

Com direito a 10 Mandamentos do Eleitor, a cartilha assinada por Dom Dario traz frase de Mahatma Ghandi e trechos da bíblia que fazem alusão ao relacionamento da religião com a política.

Ele enfatiza que os eleitores devem ficar atentos a lei do ficha limpa e pesquisar a vida do seu candidato. Seguindo, ainda, orientações da Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), a cartilha elenca uma série de orientações. Entre elas: “recomenda-se que particular cuidado quanto aos partidos que incluem em suas listas líderes católicos, com a única função de somar votos para a sigla. Os votos dados a tais candidatos contribuem para a eleição de políticos nem sempre merecedores de apoio”.


E alerta, ainda: “ficar atento em campanhas financeiras vultosas, que tentam recuperar o que se gastou, depois de eleitos”.

Para Dom Dario, um fato novo tem chamado atenção. “Tenho visto diversas placas e banners de candidatos que não trazem de forma clara qual partido ele faz parte. É só o nome e número nas faixas. Como se a pessoa fosse mais importante que o partido. Sendo assim, qual o compromisso que um candidato como esse terá com o projeto e a coletividade?”, indagou.

Dom Dario também questiona a postura dos partidos. “Estamos acostumados a ouvir que a culpa é do eleitor, que não sabe escolher seus representantes. Mas o eleitor não participa da escolha interna dos candidatos, porque são os partidos que escolhem quem irá concorrer. Desse modo, parece que a população é condicionada a escolher o “menos pior” para sua cidade. Devemos cobrar mais é dos partidos bons candidatos”, acrescentou.

Outra questão que Dom Dario alerta é para a militância política e social do candidato, antes das eleições. “Todo mundo tem o direito de se candidatar. No entanto, quando a pessoa não tem nenhum vínculo com comunidade ou projeto, ela vai representar quem? É a questão do compromisso”, alertou.

O falta de transparência no processo eleitoral também é questionada por Dom Dario. “Quem são os partidos aliados? Por que aconteceram as alianças? Com quem ficarão as secretarias municipais, caso o candidato a prefeito seja eleito? Tudo isso tem que ficar claro para a população e o eleitor”, enfatizou.

A cartilha está sendo distribuída por representantes da igreja católica de Cachoeiro e já tem causado repercussão. Segundo Dom Dario, a reação tem sido de três formas: “um grupo está muito descrente; há quem se envolva e acredite que pode melhorar; e outros que não esperam nada e falam que o que vier está bom”.

Dom Dario finaliza falando da importância de o cachoeirense se envolver no pleito. “A minha porta está aberta para todos os candidatos, independentemente de partido político ou religião. Devemos ficar atentos a questão da ficha limpa e escolher de forma consciente os representantes do povo”, finalizou.

Os 10 Mandamentos do Eleitor
01 – Não vote em candidato que não respeita a dignidade da pessoa
02 – Não vote em candidato que não respeita o bem comum e visa só o bem pessoal
03 – Não vote em candidato que não saiba qual o seu papel (no Legislativo e Executivo)
04 – Não vote em candidato que não tem história de militância
05 – Não vote para agradar amigo, parente ou patrão
06 – Não vote em quem usa o nome de Deus para ganhar voto
07 – Não vote em quem quer comprar o seu voto
08 – Não vote em quem não tem programa sério de governo
09 – Não vote em quem exagera nos gastos com propaganda
10 – Não vote em quem explora a boa fé dos eleitores.

Nenhum comentário: