ITAPEMIRIM

sábado, 11 de agosto de 2012

Vera Costa afirma que não cometeu crime eleitoral


A vereadora e candidata a prefeita de Guaçuí, pelo PDT, Vera Costa, conversou sobre a denúncia apresentada pelo Diretório Municipal do PSDB, à Justiça Eleitoral do município, conforme publicado em matéria do Aqui Notícias de ontem. E afirmou que a acusação não tem fundamento e que tem provas de que nunca cometeu qualquer crime eleitoral, inclusive um ofício da Polícia Federal ao Ministério Público, onde a instituição policial afirma que não foi aberto inquérito.

O Diretório Municipal do PSDB de Guaçuí impetrou ação de investigação judicial eleitoral contra a candidatura de Vera Costa, solicitando a cassação de seu registro de candidatura. Os tucanos apresentaram como motivo um suposto uso político do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Governo Federal, em período não permitido pela Justiça Eleitoral. A denúncia inclui também o nome do candidato a vice-prefeito, o também vereador Miguel Riva (PSD), e que os dois teriam utilizado o programa para conseguir votos, realizando abuso de poder político.


No entanto, a candidata Vera Costa se defendeu, afirmando que a denúncia se baseou numa matéria publicada, no Aqui Notícias, em 22 de dezembro do ano passado. Ou seja, segundo ela, num período fora do período eleitoral. Além disso, contou que ela e seu candidato a vice apenas passaram informações sobre o PNHR para a Associação Comunitária do Córrego do Patrimônio, sem ter participado de qualquer outra maneira do processo que resultou na liberação de recursos para a construção de 50 casas populares na localidade.

Informações
Vera Costa afirma, ainda, que ela e Miguel Riva não participaram da solenidade de assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal e muito menos do churrasco oferecido em comemoração ao benefício recebido, pela comunidade. “Eu e Miguel apenas passamos informações sobre como conseguir os recursos, mas não participamos de qualquer solenidade ou festa relacionadas com a assinatura do convênio”, disse.


Sobre a informação publicada na matéria do jornal Aqui Notícias de ontem de que a Polícia Federal realizou investigação sobre o processo e reuniu diversos depoimentos, Vera Costa apresentou um ofício da Superintendência de Polícia Federal em Cachoeiro de Itapemirim, enviado ao promotor de Justiça de Guaçuí, Gino Martins Borges Bastos, em resposta a um ofício do representante do Ministério Público solicitando informações sobre o processo em questão. Na cópia do ofício entregue à reportagem, a Polícia Federal informa que não foi instaurado inquérito policial, por não ter sido cometido crime eleitoral. “Como podem ver, a própria Polícia Federal afirma ao Ministério Público que não houve crime eleitoral”, concluiu a candidata Vera Costa.

Nenhum comentário: