O atleta cachoeirense Alexandre Silva Cardoso conquistou, no último final de semana, o primeiro lugar na categoria máster na quarta etapa do campeonato mundial de ciclismo, garantindo vaga para etapa na África do Sul da copa do mundo da modalidade, no fim do mês.
Com 20 anos dedicados ao esporte, vários títulos nacionais e estaduais, o cachoeirense comemora o título inédito, conquistado no Rio de Janeiro. De três mil atletas, apenas 25% se classificaram para o mundial.
No entanto, Cardoso ainda não sabe se disputará a prova internacional. Um dos seus maiores adversários são os recursos financeiros. A viagem custará em torno de R$ 5 mil e ainda depende do incentivo da iniciativa privada.
Cardoso conta que possui maior reconhecimento de suas conquistas fora do município, pela falta de incentivo dado em sua terra natal. Ele comenta que sempre tem arcado pessoalmente com as despesas das competições, mas conta com o apoio de alguns empresários.
O atleta diz que os equipamentos novos têm alto valor. Uma bicicleta de competição, por exemplo, custa, no mínimo, R$ 20 mil.
Mesmo com a incerteza da participação na prova mundial, o ciclista cachoeirense treina firme para outras competições no país. Ele agora se prepara para a prova de São Salvador, que acontece na próxima segunda-feira, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
Os treinos são puxados. Cardoso pedala todos os dias. Três horas pela manhã, antes do trabalho, e outras três à noite, após o expediente. Segundo o ciclista, o clima e o relevo da região o favorecem nas competições pelo país.
Para ele, o trabalho já colhe bons frutos. Dois dos seus três filhos já começam a dar os primeiros passos nas competições estaduais.
Beatriz Caliman
Nenhum comentário:
Postar um comentário