Junto como o novo ano que se inicia, chegam as promessas de mudanças. Mudar de vida, de emprego, comprar um carro, arrumar um namorado (a) entre outras. Uma das promessas feitas pela maioria dos brasileiros quando um ano se inicia é perder peso. Mas vencer a guerra conta a balança pode ser um desafio complexo e árduo, que depende de dedicação e muito esforço.
De acordo com uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Ministério da Saúde, os brasileiros estão engordando. Há sete anos, 43% da população estavam com sobrepeso e 11% era realmente obesa. Segundo números mais recentes 48,5% estão com sobrepeso e 15,8% com obesidade.
O Ministério da Saúde considera "acima do peso" as pessoas com um IMC (Índice de Massa Corporal) mais alto que 25. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado. Acima de 30 no IMC faz a pessoa ser considerada "obesa". Vale lembrar que fatores, como percentual de gordura e circunferência abdominal também são importantes.
O levantamento revela que o sobrepeso é maior entre a população masculina. Mais da metade dos homens – 52,6% – está acima do peso ideal, enquanto 44,7% das mulheres apresentam sobrepeso. A pesquisa revela que as mulheres comem mais frutas e hortaliças, enquanto os homens comem mais carne com excesso de gordura. Quem tem mais de 12 anos de escolaridade tende consumir mais frutas e hortaliças, de acordo com o levantamento.
Apesar de "comer pior", os homens se exercitam mais do que as mulheres. Segundo a pesquisa, 39,6% dos homens fazem exercícios com regularidade. Entre as mulheres, a frequência é de 22,4%. O percentual de homens sedentários no Brasil passou de 16% em 2009 para 14,1% em 2011.
Segundo o Ministério da Saúde, Porto Alegre é a capital que possui a maior quantidade de pessoas com excesso de peso (55,4%), seguida por Fortaleza (53,7) e Maceió (53,1). Na outra ponta da lista, com a menor proporção de pessoas com sobrepeso, estão São Luís (39,8%), Palmas (40,3%), Teresina (44,5%) e Aracaju (44,5%). Vitória aparece com 47% de pessoas com sobrepeso e 15% de obesos.
A boa notícia é que, apesar de dura, a briga contra a balança pode ser vencida. Segundo especialistas, é possível abandonar o sedentarismo e os maus hábitos alimentares como também deixar para trás os quilos extras acumulados ao longo dos anos. Não existe fórmula mágica para perder peso e manter a forma. Para obter bons resultados é preciso seguir uma alimentação saudável e sem exageros, e manter uma rotina de atividades físicas.
Calcule seu IMC
Os índices de excesso de peso são calculados com base no Índice de Massa Corporal (IMC). Esse cálculo vale para quem tem entre 20 e 60 anos.
P (peso)
IMC = _______________
A ² (altura x altura)
IMC:
Menor que 18,5 - Baixo peso
18,5 a 24,99 – Peso adequado
25 a 29,99 – Sobrepeso
Maior que 30 – Obesidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário