Os amantes do voo livre têm ótimas opções no Sul do Estado. O Espírito Santo possui 17 rampas cadastradas na Federação Capixaba de Voo Livre, e Cachoeiro de Itapemirim está muito bem servida. Algumas rampas estão localizadas bem próximas do centro da cidade, permitindo que os pilotos de parapente ou asa delta possam sempre realizar decolagens perto de casa.
O voo livre começou a ser praticado em Cachoeiro no final da década de 80, e teve como precursor o piloto de asa delta Ludário Colli. Ludário foi o primeiro atleta a levantar voo a partir do Morro das Andorinhas, ali no bairro Zumbi. Além de estar localizada dentro do município, a rampa do Morro das Andorinhas conta com excelente atividade térmica, o que facilita a subida.
Pertinho de Cachoeiro, um dos principais cartões-postais de Castelo é a Rampa de Ubá, cenário deslumbrante de esportes de aventura e muita emoção no céu. O visual é maravilhoso e fica ainda mais bonito quando surgem os coloridos parapentes e asas-deltas.
Para muitos, Ubá pode ser considerada uma das melhores e mais belas rampas de voo do mundo. Além da paisagem montanhosa, a predominância de correntes de ar favorece a prática do esporte. Palco de diversas competições nacionais e internacionais, o lugar é considerado perfeito para a prática de parapente.
Mas existem vários outros locais, próximos a Cachoeiro, indicados para a prática de voo livre, que estão sendo cada vez mais explorados pelos pilotos. Um exemplo é a rampa do Frade e a Freira, que fica na divisa dos municípios de Itapemirim, Vargem Alta e Rio Novo do Sul. O local tem um ótimo potencial de voo, e os pilotos ainda são brindados com um cenário incrível, que é considerado um dos principais cartões postais do Estado.
De acordo com alguns pilotos, o que ainda falta na rampa do Frade é um bom acesso para que se chegue até a local de carro. Hoje parte do trajeto ainda é feito a pé. “Uma pena já que o voo é muito bonito lá”, lamenta o piloto Thiago Louvo.
Thiago explicou que outro local que vem atraindo a atenção dos pilotos são as Falésias de Marataízes, no litoral Sul. “Embora tenha pouca altitude, aproximadamente 15 metros, o local oferece um voo baixo, mas divertido, pois o vento que vem do mar e sobe pelo barranco proporciona um voo tipo Lift, que possui uma dinâmica diferente do voo térmico”.
Thiago explica ainda que qualquer pessoa pode voar com a ajuda de um instrutor que realize voos duplos. “É só ter asas, saber usa-las, e voar!”. Conheça um pouco mais sobre as rampas de voo livre do Sul do Estado.
Morro das Andorinhas
O morro das andorinhas tem a decolagem orientada para os ventos de N. e NE. O acesso é facilitado, por meio de uma estrada asfaltada até as torres de TV e celular que ficam no topo do morro. Além da localização, dentro cidade de Cachoeiro, conta com uma excelente atividade térmica, que é o ar quente que faz as asas subirem. E exatamente por ser uma rampa com potencial térmico muito grande, é indicada cautela com os horários e as condições para o voo. O pouso também possui restrições o que exige ainda mais perícia do piloto durante sua aproximação final.
Rampa do Mirante
A 22 km do centro de Cachoeiro, subindo a serra que leva a cidade de Vargem Alta, encontramos às margens da rodovia a rampa do Mirante com seus 506m de desnível. Construída no ano de 2005 é uma rampa muito interessante devido a facilidade de acesso e às ótimas condições térmicas. Conta com estrutura de bares e restaurantes próximos a rampa, o que confere muito mais conforto não só aos pilotos praticantes, mas a todos os turistas que visitam o local.
Rampa de Ubá
A exatos 50 km de Cachoeiro seguindo pela rodovia ES-164, encontramos a mundialmente famosa rampa de Ubá, em Castelo. Com seus 950m de altura Ubá é palco de grandes eventos mundiais, como o Campeonato Mundial e o Pré Pan-Americano de voo livre. É uma rampa imponente e muito segura, com uma excelente condição de voo. Está orientada para os ventos de N. e de NE, tendo como área de pouso o lindo vale da Prata. Sem dúvida uma das melhores rampas do mundo. Seu acesso, quando feito por Vargem Alta, é de apenas 8 km por estrada de chão em boas condições. Oferece estrutura com banheiros e bar, que sempre estão funcionando em dias de evento no local.
Rampa de Cachoeira Alta
Um pouco mais distante, a cerca de 80 km de Cachoeiro podemos decolar na rampa de Cachoeira Alta, situada em Alfredo Chaves. Considerada uma das mais bonitas decolagens do Brasil a rampa de Cachoeira Alta é a mais antiga rampa de voo livre do Espírito Santo, e também a mais voada devido a sua condição geográfica perfeita, de frente para o litoral tendo as praias de Guarapari e Anchieta no seu horizonte. Possui 450m de altura e sua orientação e para ventos de S. SE. E. Oferece uma superestrutura voltada aos pilotos e turistas em geral, como veículos de transporte para a rampa, bares, restaurantes e excelentes pousadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário