O número de homicídios diminuiu neste ano no Espírito Santo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, foram registrados 1654 assassinatos em 2012.
Os municípios mais violentos foram Serra e Cariacica. Os dados mostram que houve uma queda em relação ao ano de 2011. Para o especialista em Segurança Pública Alexandre Domingos, a redução dos crimes foi pequena.
“Se você pensar que de janeiro a junho nós tivemos em torno de mil homicídios, e de junho até dezembro, algo em torno de 650 homicídios, houve uma redução de cerca de 50% no crescimento da violência. É muito pouco, tem que traçar uma estratégia, buscar profissionais que possam criar um conselho de segurança. Só assim, ver quais são os caminhos que temos que criar para reduzir esse crescimento”, afirma.
Mesmo com essa redução no número de homicídios, os capixabas pedem mais segurança em 2013. Entre educação, saúde, o problema da violência foi o mais lembrado pelos moradores.
Entre os homicídios que marcaram 2012 estão a morte do empresário Ademar Cunha, morto a tiros durante um assalto em Campo Grande, Cariacica e da empresária Cíntia Troncoso, assassinada com um tiro na nuca em Itapoã, Vila Velha. A jovem também foi morta por bandidos durante um assalto.
Para os capixabas, grades nas casas não diminui a violência. A insegurança ao sair na rua ainda é grande. De acordo com Alexandre Domingos, a segurança não depende apenas de policiamento nas ruas.
“A sociedade acredita que investir na polícia é suficiente, mas não basta. A polícia atua na consequência do problema e não na causa raiz. A causa está na desigualdade social, na falta de educação e saúde”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário