Segundo a Polícia Civil, mais de 36 fetos teriam sido retirados do local, que está abandonado desde 2011.
"Parece uma cena de filme de terror". Foi assim que um investigador da Polícia Civil, que preferiu não ter o nome divulgado, descreveu o que foi encontrado em uma obra abandonada no bairro São Torquato, em Vila Velha. Após denúncias de moradores, os policiais recolheram três recipientes de vidro com fetos no local, além de seringas, bisturis e diversos materiais hospitalares infectados.
A construção fica na rua Leopoldina e está abandonada. Segundo a Vigilância Sanitária Estadual, lá funcionava o Hospital Dona Branca, que foi interditado em 2011 e que na ocasião não havia resíduos hospitalares na unidade. O hospital era mantido pela Associação Beneficente de Santa Maria. No local também foram encontradas máquinas de raio-x e outros equipamentos hospitalares, alguns que custam valores altíssimos. De acordo com a Polícia Civil, os materiais e equipamentos representam um sério risco de contaminação. O local foi isolado para realização de perícia. Os fetos encontrados foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) e vão passar por avaliação.
O investigador contou, ainda, que um homem usava a construção abandonada para dormir. Ele contou ter encontrado 36 outros frascos contendo fetos, mas retirou do local. A polícia está tentando descobrir qual destinação o homem deu ao material recolhido do local. "Ele pode ter guardado em casa, dado para alguém ou até mesmo jogado em um esgoto", contou o investigador.
Foto: Reprodução/TV Gazeta
Um investigador contou ter encontrado 36 outros frascos contendo fetos
Além dele, uma outra pessoa foi vista por moradores da região levando frascos com fetos pela rua. "A informação que temos é de que este homem vivia embriagado e dava os fetos para quem quisesse", disse o investigador. Os policiais também constataram que o local foi invadido várias vezes por usuários de drogas.
A Polícia está investigando a origem dos fetos e do material hospitalar. Segundo o investigador, três médicos responsáveis já foram identificados e serão indiciados.
Foto: Reprodução/TV Gazeta
Os fetos encontrados foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML)
A Vigilância Sanitária de Vila Velha tomou conhecimento da denúncia e encaminhou dois técnicos ao hospital Dona Branca para que registrem a ocorrência por meio de fotografias. O órgão não tem poder de polícia para entrar no local caso esteja fechado, mas vai notificar o proprietário para que efetue a limpeza do terreno em 24 horas. Além disso, cabe multa. O valor será calculado com base na extensão da propriedade e na gravidade do material descartado no local de forma irregular.
A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha está levantando o nome do responsável pela Associação mantenedora do hospital para que se faça a notificação. Caso o mesmo não seja encontrado, a secretaria vai acionar a assessoria jurídica para que tome as providências necessárias.
Fonte: Da Redação Multimídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário