ITAPEMIRIM

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prefeitura de Itapemirim comemora com alunos da Rede Municipal de Ensino o Dia Nacional do Livro Infantil

O livro é mágico e por isso nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar. Um livro tem asas longas e leves que, de repente, levam a gente longe, longe...

Um livro é uma floresta com folhas e flores e bichos e cores. É mesmo uma festa, um baú de feiticeiro, um navio pirata do mar, um foguete perdido no ar. É amigo e companheiro. O livro é mágico e por isso nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar. Foi com este pensamento que a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, através da Biblioteca Pública “Tomé de Souza Machado”, promoveu no dia 18 de abril, na Praça Barão de Itapemirim (Praça da antiga Câmara), um Café Literário.

O evento, que foi realizado para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, teve como principal objetivo incentivar a leitura e aproximar cada vez mais as crianças dos livros, contribuindo para a aprendizagem de maneira mais divertida e encantadora. 

“A ideia que tivemos para festejar esta data foi tirar os alunos da sala de aula e trabalhar com eles, de maneira mais lúdica, estimulando a leitura e mostrando a importância dos livros e sua grande influência na infância”, comentou José Geraldo Oliveira, Coordenador da Biblioteca.

Participaram da comemoração seis turmas da Escola Municipal Narciso Araújo, sendo três na parte da manhã e mais três da tarde. 

Na despedida os alunos ganharam uma revistinha de história em quadrinhos e um livro de literatura de cordel. 

A DATA

O dia 18 de abril foi instituído como o DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL, em homenagem à Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura para crianças no Brasil.

“Um país se faz com homens e com livros”. Esta frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro Lobato foi, sem dúvida, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira.

Ele morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade. Em 2002, no governo do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, foi criada uma Lei Nacional (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil





http://www.marataizes.com.br/noticias/news.php?codnot=285518

Nenhum comentário: