ITAPEMIRIM

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prefeito de Presidente Kennedy e mais 27 pessoas são presos por desvio de R$ 50 milhões

Vinte e oito pessoas foram presas pela Polícia Federal, sob a acusação de desviar R$ 50 milhões em recursos públicos do município de Presidente Kennedy. Entre elas, estão o  prefeito da cidade, Reginaldo dos Santos Quinta, sua sobrinha, Geovana Quinta, o Comandante da Guarda Municipal e Capitão da Polícia Militar Fabrício Martins.
A operação foi realizada nesta manhã (19). Os policiais cumpriram os 13 mandados de prisão preventiva e outros 15 de prisão temporária. Além disso, há outros 51 mandados judiciais de busca e apreensão. Pra desviar os recursos, a organização se utilizaria de fraude em licitações, superfaturamentos, desvio de verbas, além de pagamentos irregulares de compra de materiais e serviços. A operação conta também com a participação da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Estadual. A investigação começou há seis meses e, de acordo com a Polícia Federal, era o prefeito o chefe do esquema, que desviava grande quantidade de recursos para os integrantes.
De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha era formada pela formada pela sobrinha do prefeito, que acumulava a chefia de três secretarias municipais, além do Procurador Geral do Município, integrantes da comissão de licitação, empresários e dois policiais militares, sendo um deles o Comandante da Guarda Municipal. Um membro da executiva estadual do partido político do prefeito também participaria do esquema criminoso.
As licitações eram montadas e eram direcionadas para grupos econômicos previamente escolhidos, que simulavam legalidade do processo.
A operação foi batizada de Lee Oswald considerado responsável pelo assassinato do Presidente norte americano John Kennedy, que empresta o nome ao município. A cidade é a campeã de créditos em royalties do estado, com quase 20% de todo o valor recebido pelo Espírito Santo.

Nenhum comentário: