ITAPEMIRIM

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Chamada Pública para compra de produtos da Agricultura Familiar em Anchieta


Preocupada com a qualidade da alimentação dos alunos, a Prefeitura de Anchieta tem como objetivo introduzir alimentos saudáveis no cardápio escolar. Para isso, realiza, amanhã (15) a 2ª Chamada Pública da Agricultura Familiar no Auditório da Secretaria de Agricultura, às 13h30min.

A chamada tem como objetivo adquirir produtos da agricultura familiar para a alimentação das unidades escolares públicas e conveniadas – escolas e creches-, obedecendo as prerrogativas da Lei Federal 11.947/2009, que estabelece, no mínimo, 30% dos recursos repassados ao município do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam destinados para este fim.

Para a secretaria da pasta, Márcia Moura, a alimentação escolar bem adequada deve fazer parte da rede de ensino. “Dessa forma estamos valorizando a cada um de nossos pequenos cidadãos anchietenses”.

 Informações: Tel.: 28 3536-3434.

Alimentação Escolar com responsabilidade nas escolas de Anchieta

Sabor, carinho e proteínas. É com essa mistura que atualmente os seis mil alunos da rede municipal de ensino de Anchieta estão se alimentando. A qualidade da alimentação escolar é uma realidade no município. A Prefeitura incluiu mais de 70 itens no cardápio, preparado especialmente por duas nutricionistas. Desses, 11 são oriundos da agricultura familiar.

Para isso, a Secretaria de Educação investe mais de R$ 150 mil todo mês. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibiliza outros R$ 25 mil para compra dos produtos.

A Secretaria ainda realiza visitas técnicas no controle higiênico-sanitário para a manipulação dos alimentos nas escolas, além de promover trabalhos com os agricultores familiares. As cozinheiras recebem capacitações. Já os alunos e os pais, são constantemente orientados por profissionais para uma alimentação de qualidade para dentro e fora do ambiente escolar. O objetivo é a reeducação alimentar, a fim de evitar patologias para os alunos e suas famílias.

Entre os produtos oferecidos estão: frutas variadas, leite, arroz, feijão, sucos, carne bovina, peixe, frango e produtos da agricultura familiar da região. Todas as escolas, inclusive as quatro creches e a Pestalozzi também são beneficiadas.

O cardápio é bem variado. Um exemplo saboroso é a moquequinha de cação, acompanhada de pirão, arroz, feijão e cozido de legumes. De acordo com a secretária da pasta, Paula Louzada, os alunos aprovaram o novo prato e querem sempre repetir. A sobremesa é recheada de frutas, sucos ou gelatina.

Nenhum comentário: