ITAPEMIRIM

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Tufão mata mais de 200 nas Filipinas


Foi revelado pelas autoridades das Filipinas nesta quarta-feira (5) que cerca de 238 pessoas morreram vítimas de inundações e deslizamentos de terra causados pelo tufão "Bopha" no sul do país, onde há mais de 120 mil desabrigados.

As mortes ocorreram na ilha de Mindanao, uma das mais afetadas pelos tufões que atingem a cada ano o arquipélago filipino.

Em New Bataan, uma cidade de difícil acesso por se localizar em uma região montanhosa, morreram 142 pessoas e 241 são consideradas desaparecidas, anunciou o tenente-coronel Lyndon Paniza, comandante militar da região sul.

"O mais preocupante é que ainda temos 258 pessoas não localizadas", completou.

Já em Davao Oriental e outras 15 províncias da ilha de Mindanao foram pelo menos 81 vítimas fatais. O balanço, ainda provisório, foi confirmado pela Defesa Civil.

As autoridades revisam com frequência o número de vítimas do tufão, à medida que as equipes de emergência conseguem acessar as regiões isoladas no sul do arquipélago

O tufão Bopha, com ventos centrais de 120 km/h e rajadas de até 150 km/h, atingiu resorts de praia e áreas de mergulho no norte de Palawan nesta quarta, mas houve poucos danos, à medida que a tempestade começou a enfraquecer.

Pelo menos oito corpos foram localizados na província de Surigao do Sul, onde foi declarado estado de calamidade, e um homem de 31 anos morreu após ser atingido por uma árvore que caiu com os fortes ventos em Misamis Ocidental.

Fonte: G1

Nenhum comentário: