Diante do aumento de casos de dengue este ano – os números de janeiro ultrapassam 127% em comparação com igual período em 2012 -, o Governo do Espírito Santo entregou, nesta quinta-feira (07), parte dos 350 pulverizadores (bombas) costais manuais comprados para reforçar o combate à doença. Todos os 78 municípios capixabas receberão pelo menos três bombas – esse número varia de acordo com critérios técnicos. Foram investidos R$ 290.997,00.
Até a quinta semana de janeiro foram constatados 7.110 casos de dengue no Estado, sendo 5.713 advindos dos municípios de da Grande Vitória: Vitória, Cariacica, Viana, Vila Velha e Serra.
Segundo o secretário de saúde do Estado, José Tadeu Marino, a ofertas de insumos – como soro fisiológico, cadeira de rodas e outros medicamentos – é importante para combater a enfermidade. “Esses números nos mostram que corremos um grande risco de ter uma epidemia de dengue. Acredito que a situação do novo vírus, conhecido como tipo 4, deve ser a causa desse índice tão alto, além da desativação de equipes de combate à dengue em alguns municípios”, explica Marino.
O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é uma ameaça à saúde pública. Não pelo vírus em si, que não é mais nem menos perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microrganismo, deixando o sistema imunológico fraco.
Como se prevenir
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado
- Tirar água dos vasos de planta
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água
Fonte: Capixabão
Nenhum comentário:
Postar um comentário