ITAPEMIRIM

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Em busca do tetra, Red Bull adota o roxo e apresenta novo carro com visual renovado


O clima era meio que de uma boate em Ibiza. A Red Bull reuniu os jornalistas num ambiente escuro e intimista de sua fábrica em Milton Keynes, na Inglaterra, para mostrar ao mundo o seu novo modelo RB9. Antes de tirar o pano de cima do carro, luzes roxas sobre o palco eram praticamente a única barreira impedindo que o lugar ficasse numa escuridão total. A escolha da cor não era meia coincidência. Quando o carro finalmente foi revelado, veio a grande surpresa até agora da temporada de lançamentos da Fórmula 1: a Red Bull ficou roxa!

A pintura desse ano representa a mudança mais radical para a Red Bull desde sua estreia na Fórmula 1 em 2005. De lá para cá, a equipe sempre havia mantido um visual azul como a cor das latinhas de energético, mas agora o roxo tomou conta. Além disso, há outra mudança significativa na aparência: pela primeira vez, a Red Bull não estampará sua própria marca na lateral do carro, o lugar mais nobre para patrocinadores da Fórmula 1. Ao invés disso, ali vai ficar a logo da Infiniti.

A montadora japonesa firmou um acordo para se tornar "title sponsor" da equipe e mostrou que não está gastando pouca grana com a Red Bull não. A equipe agora se chama oficialmente Infiniti Red Bull Racing e não depende mais exclusivamente da venda de bebidas energéticas para se sustentar. Dizem até que a Infiniti - marca que faz parte do conglomerado encabeçado pela Renault - poderia até ter sua própria equipe de Fórmula 1 no futuro. Se seria no lugar da própria Red Bull ou não, é algo que só saberemos dentro de alguns anos...
Aqui a vista de frente. Esse carro será o campeão da Fórmula 1 em 2013? (Foto: Divulgação Red Bull)
Aqui a vista de frente. Esse carro será o campeão da Fórmula 1 em 2013? (Foto: Divulgação Red Bull)
A pintura foi a grande novidade, mas o novo RB9 também chamou atenção por outros aspectos. Assim como Lotus e Sauber, a Red Bull optou por manter o "degrau" na parte da frente do carro. O motivo? Adrian Newey, o especialista em engenharia da equipe, acredita que colocar uma pequena proteção para esconder o "degrau" representaria um ganho de peso desnecessário para o carro. Um detalhe que mostra o grau de perfeccionismo de Newey, o grande mago por atrás do sucesso recente da Red Bull. A Ferrari e a McLaren podem nem perceber, mas os milésimos perdidos pelo peso extra da "pequena proteção" no bico do carro podem fazer diferença no fim da história. Newey disse ainda que o RB9 é um carro "extraordinário", uma evolução clara do seu antecessor. Tudo leva a crer mesmo que a Red Bull vai começar o ano como terminou o último: na frente - e as rivais que se virem para acompanhar o ritmo!
E os pilotos? Webber repetiu a mesma ladainha dos últimos anos e falou que tem as mesmas condições de Vettel dentro da equipe e que pode brigar pelo título. Sim, é verdade... mas ele só precisa ser mais rápido do que o alemão! Esse é o detalhe fundamental que falta ao pobre canguru. Já o tricampeão Vettel estava inspirado. Quando um jornalista alemão resolveu fazer uma pergunta no idioma dos dois, Vettel deu um sorriso, levantou o dedo mindinho como o personagem Dr. Evil do filme "Austin Powers" e disse aos ingleses que não entendiam o que havia sido perguntado: "Estamos só fazendo nossos planos secretos de dominação do mundo!". Depois, Vettel falou sério e até revelou quem ele acha que serão seus grandes rivais na briga pelo título em 2013: Alonso ("o respeito muito"), Webber, Hamilton e "eventualmente" Button. Nada de Massa ou Kimi. Pelo visto, o tricampeão não está levando muita fé no brasileiro e nem no Homem de Gelo.
Comparativo entre os carros da Red Bull em 2012 e 2013: a Infiniti toma conta da lateral (Fotos: Divulgação Red Bull)
Comparativo entre os carros da Red Bull em 2012 e 2013: a Infiniti toma conta da lateral (Fotos: Divulgação Red …
A Red Bull também deu algumas pisadas de bola na apresentação. Ao contrário da maioria das rivais, não liberou um canal no YouTube para o público acompanhar ao vivo o lançamento e - pior do que isso - simplesmente proibiu os jornalistas presentes de tirarem fotos do novo carro! Como assim? Você lança sua nova máquina e não quer que ninguém veja? Eu, hein... ao menos, a equipe compensou com um vídeo sensacional mostrando as cenas de bastidores da produção do novo carro "no ritmo da fábrica".

Nenhum comentário: