ITAPEMIRIM

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quase três mil animais silvestres foram recolhidos este ano


Entre os animais estão aves, répteis e mamíferos. Os dados representam um crescimento de 106% em relação ao mesmo período de 2011.

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental recolheu 2.824 animais silvestres no primeiro semestre de 2012, entre aves, mamíferos e répteis, em todo estado. Os dados, divulgados representam um crescimento de 106% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram recolhidos 1.370 animais.

Foram recolhidas 2.416 aves de várias espécies, contra 1.134 no mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 113%. Quanto aos mamíferos, foram recolhidos 182 animais, contra 92 em 2011.

Os dados também apontam um aumento no recolhimento de répteis, principalmente cobras e jacarés, que totalizaram 226 animais, contra 144, no mesmo período do ano passado.

Em todo o ano de 2011 foram recolhidos 4.093 animais, contra 2.605 em 2010. Ou seja, nos primeiros seis meses de 2012, o BPMA já recolheu mais de 90% do número de animais recolhidos em todo o ano de 2010.

Em grande parte dos casos, os animais foram encontrados em cativeiro sem autorização do órgão competente ou em situações de maus-tratos. A maioria dos animais recolhidos pelo BPMA foi encaminhada aos centros de reintrodução de animais, para exames e providências necessárias ao seu retorno à natureza em áreas de reserva ambiental.

O BPMA recomenda àquelas pessoas que possuem animais silvestres em situação irregular, para que procurem a base mais próxima da Unidade para recolhimento do animal, mediante a devolução voluntária, além de jamais procederem à soltura indiscriminada de animais silvestres provenientes de cativeiro, em decorrência dos sérios riscos de danos à natureza.

Para o comandante do BPMA, tenente coronel Andrey Carlos Rodrigues, os números refletem os resultados do policiamento ambiental preventivo e repressivo realizado pela unidade, aliado às parcerias com os vários órgãos de defesa do meio ambiente, bem como o aumento das denúncias da sociedade capixaba, visando a prevenção e o controle dos crimes ambientais em nosso estado.

O comandante valorizou, ainda, a importância nos investimentos na educação das comunidades, para a preservação da vida silvestre em nosso meio ambiente: "A educação é o melhor caminho para conscientizar a todos em prol do equilíbrio ambiental e da sustentabilidade".



Nenhum comentário: