O candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, deputado estadual Glauber Coelho (PR), lidera na pesquisa de intenção de voto realizada pela BR Marketing e Pesquisas LTDA, encomendada pelo Aqui Notícias. O republicano tem a preferência de 43,5% dos 400 entrevistados e o prefeito Carlos Casteglione (PT), que tenta a reeleição, tem a de 33,8%.
Conforme a pesquisa, na estimulada – quando os nomes são apresentados aos entrevistados – Glauber goza da vantagem de 9,7%. Os indecisos representam 14,5%; 6,3% disseram votar ‘branco’ ou ‘nulo’ e somente 2% não souberam (NS) ou não responderam (NR).
Cabeça de chapa da coligação ‘Frente União por Amor a Cachoeiro’, Coelho conta com o apoio de 12 partidos, são eles o PP, PMDB, PSC, PPS, DEM, PRTB, PMN, PSB, PSD, PC do B, PSDC e PTC. O seu candidato a vice é o médico Zé Renato (PSB). Os dois já foram julgados aptos pela Justiça Eleitoral para o pleito deste ano.
Onze partidos apoiam o projeto de reeleição do petista em Cachoeiro na coligação ‘Vamos Avançar, Cachoeiro’. As siglas são o PRB, PDT, PTB, PTN, PHS, PV, PRP, PSDB e PT do B. Casteglione tem como vice o médico Abel Santana (PV); até o fechamento desta edição o candidato à reeleição ainda aguardava a sentença do juiz eleitoral diante de um pedido de impugnação de sua candidatura.
Protocolo
Em cumprimento ao que exige a legislação eleitoral, a pesquisa foi protocolizada sob o nº ES-00025/2012, no Tribunal Regional Eleitoral, e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 24 de julho de 2012.
Empate técnico na espontânea
Apesar de Glauber estar na dianteira na estimulada, a realidade na espontânea é outra. Os dois candidatos à prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim estão empatados tecnicamente, considerando que a margem de erro é de 5% para mais ou para menos.
No momento em que os entrevistados foram indagados em quem eles votariam se as eleições fossem hoje, sem a apresentação de nomes, 30,3% responderam favoráveis ao candidato Glauber Coelho. Casteglione teve a manifestação favorável de 26,8%.
O número mais alto da espontânea é inerente aos que não souberam e/ou não responderam: 32,0%. Abaixo da afirmação do voto aos candidatos cachoeirenses, 10,8% responderam que não votarão em nenhum dos dois. Somente uma pessoa falou outro nome, o que mostra que a maioria está ciente sobre quem são os candidatos a prefeito no município.
Rejeição ao candidato Carlos Casteglione é maior
Ao apresentar os dois candidatos, 32,3% dos 400 entrevistados afirmaram que não votam em Casteglione de jeito nenhum. A pesquisa apontou que o candidato Glauber Coelho entra na briga carregando uma rejeição de 18,3%.
O resultado mostrou um equilíbrio no mercado político eleitoral, ao que se refere à conquista de votos. Isso porque 31,3% dos entrevistados disseram que não rejeita nem Glauber e nem Casteglione.
Ainda sobre a rejeição, 12% não responderam e a minoria, 6,3%, assegurou que não vota em nenhum dos dois candidatos ao poder executivo municipal.
Paulo Hartung, pode influenciar na decisão dos eleitos, em Cachoeiro e Itapemirim ? |
O nome do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) também foi considerado. O apoio do peemedebista tem influência no voto de 44,5% dos entrevistados; 26,8% não se norteiam pela posição de Hartung; para 24,5% a decisão do voto depende do candidato e 4,3% não responderam.
Maioria não se influencia com apoio do senador Magno Malta
Em seu segundo mandato como senador da República, após conquistar mais de 1 milhão de sufrágios, Magno Malta (PR) não tem peso para influenciar o voto de modo a levar seu candidato à vitória em Cachoeiro de Itapemirim, segundo a pesquisa.
Enquanto metade dos entrevistados se guia pelo governador Casagrande e 44,5% pelo ex-governador Hartung, 40,8% afirmaram que não votaria em um candidato apoiado pelo senador Magno Malta.
Na sequência, 29,5% votam em candidato apoiado pelo senador; 24,8% responderam que o seu voto depende do candidato e 5% não responderam.
O Deputado Ferraço apoia Glauber em Cachoeiro |
Ferraço tem peso no jogo
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), liderava as pesquisas de intenção de voto em Cachoeiro de Itapemirim, mesmo sem ter se manifestado se entraria ou não na disputa. Sua decisão foi permanecer no legislativo estadual e apoiar a candidatura de Glauber Coelho. A pesquisa aponta que o seu apoio tem influência.
A maioria dos 400 entrevistados afirmou que destinaria o seu voto a um candidato apoiado por Ferraço, ex-prefeito do município; 36,5% não votariam; para 16,5% depende do candidato e 3,5% não responderam.
Jornal tem maior influência no voto entre os veículos
A pesquisa também diagnosticou quem mais influencia a opinião dos entrevistados na hora de escolher um candidato e os ‘amigos’ lideram. Já entre os veículos de comunicação, o jornal impresso é o que tem o maior peso, segundo o levantamento da BR Marketing e Pesquisas LTDA. Cada entrevistado teve direito a três escolhas.
Confira o resultado
Amigos – 20,3%
Família – 20%
Nenhum desses – 15,6%
Jornal – 8,4%
Igreja – 8,4%
TV – 7,4%
Partido político – 5,4%
NS/NR – 5,3%
Lideranças comunitárias – 3,5%
Internet – 2,1%
Rádio – 1,8%
Outras lideranças políticas do município – 1,1%
Vizinhos – 0,8%
Fonte: Aqui Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário