Um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa e ajuda os universitários a desenvolver a sua capacidade gerencial em pequenos e médios negócios. Esse é o objetivo do Desafio Sebrae, que está com inscrições abertas até o dia 18 de maio para estudantes de todo o Brasil. Para participar, alunos de qualquer curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação devem fazer a inscrição no site oficial do desafio. Os vencedores ganham iPads e bolsas de estudo.
Faltando apenas dez dias para o fim do prazo de inscrição, mais de 40 mil estudantes já se inscreveram no desafio deste ano, que tem as frutas tropicais como tema. Os participantes terão que simular a administração das diversas etapas de um negócio, da produção das frutas até a venda de alimentos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos. Durante a competição, os participantes devem gerenciar virtualmente uma empresa, contratar empregados, definir preços e comercializar produtos, tomar decisões e enfrentar desafios de mercado.
A edição deste ano traz algumas novidades. Uma delas é a possibilidade de inscrever duplas. Nos anos anteriores, o limite era de, no mínimo, três estudantes. Já o número máximo permanece em cinco participantes por equipe. Outra novidade está relacionada à mobilidade e interatividade. Em 2012 o programa pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnologiasAndroid e Apple.
A dupla, ou grupo de estudantes que desejar participar do Desafio Sebrae precisa pagar R$50,00 para confirmar a inscrição, e deve ser orientada por um professor, que será escolhido pelos próprios universitários. Mas é importante ressaltar que os integrantes dos grupos não precisam estudar na mesma faculdade, ou fazer o mesmo curso de graduação. A diversidade é permitida, desde que não ultrapasse o limite de cinco estudantes.
Prêmios
O jogo virtual começa em maio e terá cinco fases, duas presenciais e três virtuais. Em outubro serão conhecidos os campeões estaduais que, em novembro, se reunirão em Salvador (BA) para disputar a semifinal e a final. Ganham prêmios as três melhores equipes e os professores indicados por elas.
Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio. A grande campeã nacional também fará uma viagem a um centro de empreendedorismo na Europa e participará da final internacional com universitários de outros países da América Latina.
Mais informações pelo site www.desafio.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.
Nenhum comentário:
Postar um comentário