AGORA NEWS MK
Informações com seriedade e confiabilidade
ITAPEMIRIM
INÍCIO
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Em 10 dias, são registrados 193 casos
Entres os registros, 13 são suspeitas da forma grave da doença, Três mortes estão sendo investigadas pela Secretaria Estadual de Saúde.
Em apenas 10 dias, foram registrados 193 casos de dengue no Espírito Santo, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O primeiro boletim epidemiológico, que se refere ao levantamento do dia 30 de dezembro de 2012 à última quarta-feira (9), foi divulgado pela secretaria nesta quinta-feira (10).
Entres os registros, 13 foram suspeitas da forma grave da doença, com casos de dengue hemorrágica ou outras complicações. Além disso, três mortes estão sendo em investigadas. De acordo com a Sesa, em todo o ano de 2012 foram registrados 22.248 casos, contra 54.648, em 2011.
Segundo o veterinário Roberto Laperriere, referência técnica da secretaria, não dá para relaxar nas ações e na mobilização da sociedade no que diz respeito ao combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Dengue tipo 4
O alerta, segundo o veterinário, leva em consideração a circulação de um novo tipo de dengue no Espírito Santo, o sorotipo 4. Como esse vírus nunca circulou antes no estado, a população está mais suscetível a desenvolver a doença, o que pode aumentar o número de casos. Outro ponto importante é que, a cada vez que se contrai um tipo de dengue, aumenta a chance de se desenvolver a forma grave.
O veterinário explica que, quem contrai um dos vírus, fica imune a ele. Como os outros três sorotipos já circulam há mais tempo, existe uma grande parcela da população imunizada.
Como evitar
:
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
Mais notícias no portal
folhadoes.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário