ITAPEMIRIM

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Guarapari


Ao longo da última semana, o jornal online Folha Vitória entrevistou os cinco candidatos a prefeito de Guarapari sobre as propostas que eles têm para o município caso sejam eleitos no próximo domingo (03). Confira as entrevistas antes de decidir o seu voto!
Edinho promete "alta temporada" o ano inteiro na cidade
Divulgação
No próximo domingo (3), os eleitores de Guarapari vão às urnas para escolher o futuro prefeito da cidade. Estão na disputa pela vaga os candidatos Carlos Von (PSL), Edinho Maioli (PV), Beth Hadad (PHS), Orly Gomes (DEM) e Ricardo Conde.

O primeiro a falar um pouco dos seus planos e desafios para a cidade é o candidato Edinho Maioli. Durante a entrevista, ele falou sobre seus projetos para segurança, saúde e mobilidade urbana.
Confira a entrevista na íntegra
Folha Vitória: O que vai melhorar em Guarapari caso o senhor seja eleito?
Edinho Maioli: Saúde pública. A qualidade no atendimento à população e às questões emergencias serão prioridades. Vamos trabalhar para que de fato Guarapari tenha seu primeiro hospital público e uma maternidade para que as mães possam ter seus filhos com segurança. Daqui a quatro anos tenho certeza de que o município será referência.
FV: Porque os eleitores devem votar no senhor e não nos seus adversários?
EM: Temos nossa história de vida ligada a essa cidade. Não estamos caindo de pára-quedas e atirando no escuro. Temos um compromisso de aliança com o povo. Não estamos amarrados a nenhum interesse econômico e não vamos desviar do nosso propósito quando estivermos à frente da prefeitura. Conhecemos as pessoas da cidade e ela nos conhece. Com isso vamos manter o respeito e os valores.
FV: Qual vai ser sua prioridade caso o senhor seja eleito?
EM: Turismo com vocação na geração de renda. Na nossa administração não vai ter baixa temporada. Vamos ter lazer, entretenimento e eventos o ano inteiro. Queremos conversar com comerciantes, o setor hoteleiro e desenvolver projetos para valorizar o turismo náutico, de aventura, sustentável, que são áreas que precisam avançar na nossa cidade. Isso faz movimentar nossa economia e atrair maior número de visitantes e turistas. Vamos criar ainda um Parque de Exposição para que Guarapari tenha o melhor carnaval do Espírito Santo.
FV: Entre os principais problemas da cidade é a questão da mobilidade, principalmente no verão. Como vai resolver esse problema?
EM: A sinalização semafórica precisa ser revista. O uso de rotatórias também funciona muito bem e vamos ainda trabalhar na conscientização do motorista e do pedestre. A sinalização turística também deve ser revista. Hoje o turista vem para cá e fica perdido. Outro ponto que precisa ser trabalhado é a melhoria do transporte coletivo que hoje é muito ruim.
FV: E em relação à segurança. Qual é o principal desafio e projetos?
EM: Vamos criar a guarda municipal armada e a colocação de câmeras de videomonitoramento nos bairros e na orla da cidade. Temos que trabalhar também a questão da prevenção. 
Orly Gomes diz que vai dar continuidade aos projetos da atual administração
Divulgação
O candidato do DEM, Orly Gomes, aposta na maturidade pessoal e no conhecimento gerencial adquirido em 31 anos de experiência nas empresas que administra para fazer uma boa gestão à frente do Executivo municipal da Cidade Saúde, cujos problemas ele afirma conhecer bem.

Confira a entrevista na íntegra:
FV: O que vai melhorar em Guarapari caso o senhor seja eleito?
Orly Gomes: A vida em Guarapari melhorou muito nos últimos cinco anos, toda a população reconhece claramente isso. Sou a continuidade desse projeto, vou trabalhar para garantir o avanço com zelo e carinho em todas as áreas, principalmente na Saúde e na Educação.
 
FV: Por que os eleitores devem votar no senhor e não em seus adversários?

OG: Tenho 31 anos de experiência nas empresas que administro, conheço bem todos os problemas da cidade e sei que tenho experiência, maturidade e o conhecimento necessário para administrar Guarapari e avançar ainda mais, mantendo o equilíbrio financeiro dos recursos públicos.
 
FV: Qual vai ser sua prioridade caso o senhor seja eleito?

OG: A Saúde. Vou investir na contratação de médicos e profissionais da saúde, ampliando a cobertura das Equipes de Saúde da Família em toda cidade. Humanizar o atendimento nas Unidades e construir o Hospital Maternidade de Guarapari. Na Educação, farei investimentos na construção de mais creches e escolas, revisão do salário dos professores e continuidade às obras que estão em andamento.
 
FV: Entre os principais problemas da cidade está a questão da mobilidade, principalmente no verão. Como vai resolver esse problema?

OG: No verão a situação fica caótica. Para realizar as melhorias necessárias, é preciso primeiramente municipalizar o trânsito, criar a guarda de trânsito e assim promover mudanças na sinalização, inclusive turística, e reorganizar as vias. Farei isso com base em estudo técnico e no diálogo com a população e o comércio. Vou dar continuidade à adequação da calçada cidadã, para garantir a acessibilidade a portadores de restrição de locomoção (idosos, cadeirantes etc). Farei inclusão de mais ciclovias. Vou licitar o transporte coletivo urbano e fiscalizar os serviços e, dentre outras ações, buscar recursos para a construção da 2ª ponte.
FV: E em relação à segurança: qual é o principal desafio e projetos?
OG: Em parceria com o Estado, ampliar da sede do Batalhão e aumentar o número de policiais militares na cidade e implantar o videomonitoramento. Um dos maiores desafios é, sem dúvida, o crack, que gera violência e aumento da criminalidade. Vou construir um centro de atendimento ao dependente químico para acolher estas pessoas que se envolveram com drogas e fazer o acompanhamento dessas famílias. Vou trabalhar a prevenção em ações conjuntas das Secretarias da Educação, da Assistência Social e da Saúde.
Carlos Von quer acabar com esgoto a céu aberto
Divulgação
Em meio ao que considera uma “onda de boataria”, o candidato a prefeito de Guarapari Carlos Von (PSL) afirma que uma das suas primeiras ações na prefeitura, caso seja eleito, é acabar com todos os esgotos a céu aberto existentes no município. Von afirmou ainda, durante a entrevista, que é mentira as informações que circulam na cidade de que teria apoio do ex-presidente da Assembleia José Carlos Gratz e do ex-presidente da Câmara, José Raimundo Dantas.

Confira a entrevista na íntegra:
Folha Vitória: O que vai melhorar em Guarapari caso o senhor seja eleito?
Carlos Von: A gente tem falado muito que vai dar continuidade ao projeto de obras que foi realizado pelo prefeito anterior, Edson Magalhães. No entanto, precisamos avançar em outras áreas, como na saúde, segurança pública e também melhorar o turismo da nossa cidade.
FV: Porque os eleitores devem votar no senhor e não nos seus adversários?
CV: A gente representa a renovação em Guarapari e foi criada uma rede de boataria para me atingir. Disseram que tinha apoio do Gratz [ex-deputado José Carlos Gratz] e do Dantas [José Raimundo Dantas, ex-presidente da Câmara], mas isso tudo é mentira. Não conheço Gratz e o Dantas jamais me apoiaria. Estou fazendo uma campanha limpa, apresentando as propostas e falando da gente. Esse é nosso principal diferencial. E também por eu ser jovem tenho condições de avançar nas áreas que mencionei anteriormente.
FV: Qual vai ser sua prioridade caso o senhor seja eleito?
CV: Eliminar todos os esgotos a céu aberto da cidade. Não dá para falar em saúde sem resolver esses problemas. Além disso, vamos dar início também à construção do hospital de Guarapari, trabalhar com a Guarda Municipal e a Central de Monitoramento.
FV: Entre os principais problemas da cidade é a questão da mobilidade, principalmente no verão. Como vai resolver esse problema?
CV: Vamos criar uma reengenharia do trânsito. Iremos implementar a pista dupla nas principais vias do município. Além disso, vamos sincronizar os sinais, que atualmente isso não acontece e implantar também a ciclovia em diversos pontos da cidade.
FV: E em relação à segurança. Qual é o principal desafio e projetos?
CV: A gente vai ter uma central de monitoramento com várias câmeras espalhadas pela cidade e criar uma rede de combate ao crack. Vamos abordar os viciados nas ruas e encaminhá-los aos centros de reabilitação mantidos em parcerias com as ONGs de Guarapari.
Conde quer ponte para resolver caos no trânsito
Divulgação
Para tentar resolver o problema dos congestionamentos no município de Guarapari, principalmente durante o período de alta temporada, o candidato a prefeito da cidade Ricardo Conde (PSB) quer a construção de uma ponte na região do canal, onde já haverá uma reurbanização do local. Segundo o candidato, os recursos para construir o elo viário virão de uma parceria do município, Estado e União.

Confira a entrevista na íntegra:
Folha Vitória: O que vai melhorar em Guarapari caso o senhor seja eleito?
Ricardo Conde: Vai melhorar a qualidade de vida do cidadão. Nós vamos fazer uma cidade mais organizada, mais justa e mais feliz. Vamos ordenar o trânsito da cidade, melhorar o atendimento de saúde, reativar o programa de saúde da família e construir o hospital público da cidade. Vamos valorizar o professor com melhores salários e criar um plano de bolsas para qualificação dos profissionais. Na área do turismo, vamos ter um calendário de eventos e um programa de divulgação externa. Além disso, vamos construir uma marina pública, construir um novo hotel e incentivar o desembarque de cruzeiros marítimos na cidade.
FV: Por que os eleitores devem votar no senhor e não nos seus adversários?
RC: Porque sou o mais preparado para ser prefeito de Guarapari. Nessa eleição não vim para substituir ninguém. Não vim por acaso. Me preparei, já fui vereador e conheço toda a cidade. E também porque sou do partido do governador, o que vai facilitar a relação do município com o Palácio Anchieta.
FV: Qual vai ser sua prioridade caso o senhor seja eleito?
RC: Primeiro vamos conhecer a realidade da prefeitura. Não houve transição de governo. De imediato o que a gente pretende fazer é devolver para Guarapari a estabilidade política. Vamos ainda concluir todas as obras iniciadas e que não foram terminadas. Foram várias delas que chegaram a ser inauguradas, mas não foram concluídas.
FV: Entre os principais problemas da cidade é a questão da mobilidade, principalmente no verão. Como vai resolver esse problema?
RC: Investir na construção de uma ponte e fazer um estudo total do fluxo de carros na cidade.  Além disso, vamos melhorar a qualidade do transporte coletivo, incentivar o uso do transporte público e de bicicletas para reduzir o número de carros particulares nas ruas.
FV: E em relação à segurança. Qual é o principal desafio e projetos?
RC: Vamos fazer um estudo para a criação da guarda municipal patrimonial, que fará o policiamento ostensivo nas áreas de turismo, comercial e de escola. Os estudos, no entanto, seriam discutidos junto com a comunidade.
Beth Hadad quer atuar em áreas sociais
Divulgação
 A candidata do PHS, Beth Hadad, planeja focar suas ações principalmente na área social, não só como forma de promover maior qualidade de vida para os cidadãos menos favorecidos, mas também como estratégia para a redução de crimes.

Confira a entrevista na íntegra.
Folha Vitória: O que vai melhorar em Guarapari caso a senhora seja eleita?
Beth Hadad: Vamos trabalhar para melhorar as questões da segurança pública, da saúde e, principalmente, as questões sociais, entre as quais eu destacaria a regularização fundiária, como forma de inibir a formação ou ampliação de bolsões de pobreza. Vamos também criar canais de diálogo permanente com as comunidades e implantar políticas públicas voltadas para idosos, mulheres, jovens e deficientes.
FV: Por que os eleitores devem votar na senhora e não nos seus adversários?
BH: Porque eu conheço o funcionamento da máquina pública. Tenho 27 anos de carreira pública; já fui secretária municipal, vereadora, defensora pública geral e acredito que uma característica importante que tenho é que minha militância foi construída na convivência com aqueles que necessitam do poder público para ter acesso a direitos e cuidados básicos. Isso me fez compreender a cada dia a quem o poder público deve dar mais atenção.
FV: Qual vai ser sua prioridade caso a senhora seja eleita?
BH: Acho que a prioridade, hoje, na verdade são duas: primeiro, cuidar das necessidades do povo garantindo saúde de qualidade para todos, transporte eficaz, limpeza pública eficiente, geração de emprego e renda para os cidadãos que mais precisam.A segunda é ampliar a condição de cidade turística de Guarapari, melhorando a infraestrutura municipal e buscando parcerias com os governos estadual e federal para viabilizar obras importantes na saúde, na educação e na mobilidade urbana.
FV: Entre os principais problemas da cidade está a questão da mobilidade, principalmente no verão. Como vai resolver esse problema?
BH: Aumentando as ciclovias, modernizando e padronizando a frota de táxi, melhorando a sinalização vertical, horizontal e semafórica da cidade, construindo rotatórias, abrigos nos pontos de ônibus e implantando o programa Cidade Para Todos, do Ministério das Cidades.
FV: E em relação à segurança. Qual é o principal desafio e projetos?
BH: O quesito número um é trabalhar muito com a prevenção. Na esfera da segurança, creio que a Guarda Municipal garante a segurança no trânsito e também na cidade. Implantar uma central de videomonitoramento também será importante, assim como construir centros para tratamento de dependentes químicos, casas-abrigo para mulheres vítimas de violência e menores em conflito com a lei e casas-lar para acolher moradores de rua.

Nenhum comentário: