A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Colégio Paulo Freire e os Desbravadores convida a população para um ato de cidadania e solidariedade, a doação de sangue, no próximo dia 1° de novembro – quinta-feira, véspera do feriado de Finados. O evento está previsto para iniciar as 9 horas da manhã até as 16 horas na Praça da Barra e será realizado no ônibus do HEMOES.
O HEMOES – Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo, é uma realização do Governo Estadual em parceria com o Governo Federal que visa centralizar a coleta, processamento e distribuição, garantindo qualidade no sangue que chega aos Hospitais Públicos. Para isso é formado por uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos, administradores e técnicos, responsáveis pelo cadastro, triagem, coleta, exames e orientações necessárias. Todo pessoal é capacitado, objetivando a qualidade no atendimento ao doador.
O candidato à doação passa por uma avaliação clinica e só doará sangue se estiver em boas condições de saúde. Para doar é necessário ter entre 16 e 67 anos. Menores de 18 anos (entre os 16 a 17 anos) é obrigatório a autorização do responsável legal. Levar um documento original com foto, dentro do prazo de validade, emitido pelo órgão oficial (Carteira de Identidade, Trabalho, Habilitação, Conselho de Classe, Cartão nacional do SUS ou certificado de Reservista). Pesar mais de 50 quilos e se for doar pela manhã, alimentar-se antes, após o almoço dê um intervalo de 3 horas.
E, quem não deve doar sangue são as grávidas, mães dos três meses após o parto e no primeiro ano de amamentação, quem teve hepatite após os 10 anos de idade, teve malária ou doença de chagas. Ter doença sexualmente transmissível ou parceiro infectado (Sifilis, HIV dentre outros). Foi submetido e exames invasivos (como endoscopia) ou ter feito tatuagem nos últimos 6 meses.
O sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plasma, plaquetas). Assim, pode beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Os componentes são distribuídos para os hospitais e clinicas da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.
Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano (a cada 90 dias) ou com intervalo mínimo de 60 dias se houver necessidade de doação para reposição. Mulheres, até três vezes ao ano (a cada 120 dias) ou com um intervalo mínimo de 90 dias se houver necessidade de doação para reposição.
Após o procedimento o doador deve manter o curativo por quatro horas e os fumantes devem evitar o fumo nas primeiras duas horas. Ingerir bastante líquido, porém deve evitar bebidas alcoólicas e fazer esforços exagerados.
Lembrando que o ato de doar sangue é um gesto nobre de cidadania e solidariedade. Não importa o seu tipo sanguíneo, estando apto, qualquer um pode doar. O volume de sangue colhido não faz falta e o organismo se encarrega rapidamente de repor o sangue.
A sua decisão de doar sangue pode mudar o destino de muitas pessoas. Doe sangue, compartilhe a vida! Entre você também nessa campanha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário