ITAPEMIRIM

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Rótula: a solução para o trânsito na Barra


Rótula: a solução para o trânsito na Barra
Por Renato Alves
Durante o pleito eleitoral de Marataízes, principalmente nos debates e entrevistas por mim conduzidos com os candidatos ao cargo de prefeito de Marataízes na Rádio Litorânea FM, muito se discutiu sobre a questão da mobilidade urbana no balneário.
Em grande parte, as propostas apresentadas pelos então candidatos, se centraram mais no que podemos denominar de criação de um anel rodoviário, no entorno de Marataízes, com o fito de desviar, na medida do possível, o fluxo de veículos pesados e parte dos veículos de passeio do centro da cidade.
Não foi discutido e apresentado pelos candidatos, ao menos nestas ocasiões, soluções para os engarrafamentos, já rotineiros, na parte comercial da Barra do Itapemirim, um dos pontos de maior circulação de automóveis em todos os períodos do ano.
Nesse sentido, entendemos que a criação de uma única rótula, na Avenida Simão Soares, construída no entroncamento do pavilhão da antiga oficina de trens com a entrada do posto de abastecimento de combustíveis Vieira, seria uma solução rápida, barata e eficiente para a desobstrução e melhor fluidez do trânsito naquela região do balneário.
Ali erroneamente já fora instalado, num passado recente, um semáforo, que mais fez por piorar a fluidez do que qualquer outra coisa; ocasião em que foram registrados os maiores congestionamentos da história do município, até mesmo em baixa temporada. Da mesma forma, a atual Administração não contribuiu em nada ao instalar, em substituição ao semáforo, uma estrutura de cones em concreto que além de não resolver o problema, criou novas dificuldades para os motoristas, sobretudo o turista, ao desviar o sentido do trânsito para aqueles motoristas que se direcionam de Marataízes em direção à sede do município de Itapemirim, hoje sendo obrigados a circularem no interior do bairro da Barra para alcançarem Itapemirim.
Todos estes problemas – congestionamentos e desvios de trânsito – podem ser solucionados com a construção de uma única rótula no local.
Cidades cujos planejamentos estruturais são tidos como exemplos mundiais de organização viárias, tais como Brasília, Goiânia, Gramado, dentre outras, adotam em larga escala as rótulas como instrumento desta organização viária.
Em Marataízes não será diferente com a construção de uma rótula na Barra, que além de desafogar a fluidez do trânsito, permitirá o remanejo da direção viária, não sendo mais necessário o desvio do fluxo para o interior do bairro da Barra para aqueles motoristas que desejam acessar a sede do município de Itapemirim.

Nenhum comentário: