Em onze anos de existência, comemorado neste mês, a Central do Disque-Denúncia (181) chegou à marca de 150 mil ligações registradas. Neste período, mais de cinco mil pessoas foram detidas, mais de mil armas recolhidas, juntamente com 8.500 munições, quase duas toneladas de drogas e mais de meio milhão de reais em dinheiro.
As denúncias resultaram também na verificação de atividades criminosas e na apreensão de 202 mil mídias (CDs/DVDs) falsificadas e 360 veículos, muitos deles utilizados em crimes.
O serviço tem contribuído, por meio das ligações anônimas, para a prisão de foragidos da Justiça e para a descoberta de ações criminosas. Só neste ano, de janeiro a setembro, a central recebeu 8.900 respostas de denúncias. Destas, 1.641 resultaram em detenções, apreensões e notificações, representando, assim, 18,40% de resultados positivos. Desde 24 de maio, a central passou a atender a população de forma ininterrupta, com funcionamento 24 horas.
ANONIMATO
Quem liga tem a garantia de que terá sua identidade preservada. O denunciante, ao passar todas as informações, recebe uma senha que permite verificar como está o andamento da denúncia, bem como complementar dados, caso, posteriormente, haja mais informação sobre o caso. Dessa forma, não é necessário deixar nome, nem telefone de contato.
A tecnologia também tem auxiliado as ações do disque-denúncia. Existe o portal Testemunha Virtual (testemunhavirtual.sesp.es.gov.br), no qual é possível assistir a vídeos de ações criminosas. Em caso de reconhecimento dos autores do delito, basta fazer denúncias ao 181.
A população também pode enviar vídeos e fotos de crimes. Um formulário no próprio site deve ser preenchido para evitar possíveis trotes virtuais. Além dos vídeos, fotos de fugitivos procurados pela polícia também estão disponíveis.
Balanço do Disque-Denúncia (181) em 2012:
* 917 pessoas detidas;
* 108 kg de drogas (maconha, cocaína e crack) apreendidos;
* 196 armas de calibres variados (pistolas, revólveres e espingardas), mais 2.698 munições de diversos calibres;
* 31.481 mídias falsificadas (CD/DVD’s);
* 192 máquinas "caça-níqueis";
* 249 aparelhos de telefonia celular;
* R$ 105.230 em dinheiro;
* 266 animais silvestres;
* 57 veículos retidos, destes, 17 produtos de furto/roubo;
* 174 solicitações de policiamento preventivo atendidas;
* 396 ações implementadas (Inquéritos Policiais, Procedimentos Administrativos, Termos Circunstanciados, Autos de Infração e Interdição, Notificações e Multas Fiscais);
* diversos produtos de roubo/furto como joias, aparelhos eletrônicos, documentos pessoais, entre outros materiais diversos utilizados em ilícitos (usados no preparo, venda e consumo de drogas, como, balanças de precisão, toucas ninja, agendas de anotações).
Nenhum comentário:
Postar um comentário