ITAPEMIRIM

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

“Não somos gestores e nem órgão ambiental e policial”


O presidente da ONG Caminhadas e Trilhas João Madureira Junior, lamenta o que vem ocorrendo há tempos nas Falésias. Destruição de suas encostas através do fogo e desmatamento para a plantação de abacaxi, entre outras agressões ambientais.
“Tivemos a idéia de se criar o Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes, junto a Prefeitura e Iema. Depois de um processo difícil, conseguimos criar o Monumento. Não somos Gestores nem Órgão Ambiental nem Policial, apenas fazemos parte do Conselho Gestor, junto a várias conceituadas Instituições e Órgãos Públicos e Privados” ressaltou Madureira.
Explica ainda que toda Unidade de Conservação apresenta um difícil processo de Gestão e Consolidação, e o  próximo passo é fazer o Plano de Manejo.  A RPPN (www.caminhadasetrilhas.com.br/rppnmatadaserra) só agora está com Plano de Manejo, com verba da SOS Mata Atlântica, e da primeira verba da Ferrous. Enfatizou ainda que a possibilidade é grande para conseguir mais e direcionar recursos para várias ações de sustentabilidade. Rebatendo a critica das reuniões não objetivas João Luis assegura que não são reuniões infrutíferas e infindáveis.
“Quanto a nossa ação, jamais vamos desistir e aproveitamos para lhe convidar para o  Pré Lançamento do Circuito Turístico Falésias e Lagunas e peço sua ajuda para preservar a vegetação nativa (sem trânsito e lixo em cima), nossas lagoas, a APA do Centro de Marataízes, a poluição sonora do verão de Marataízes, etc”, finalizou o presidente da ONG Caminhadas e Trilhas.

Quem postou: Jose Rubens Brumana

Nenhum comentário: