As candidaturas para o pleito eleitoral de 2012 foram fechadas no início do mês, mas poucos candidatos estão na rua. Para esse ano Cachoeiro de Itapemirim conta com duas opção para prefeito e 320 para vereador. Timidamente, vemos alguns cartazes pela rua, alguns santinhos pela internet e reuniões de bastidores para se organizar. A previsão é de que as atividades comecem a partir de agosto, mais precisamente depois do dia 21, quando começa a campanha na televisão.
Para o coordenador de campanha de Glauber Coelho (PR), o jornalista Sandro Pena, as campanhas estão diferentes, mais enxutas e trabalhadas com criatividade. Outro ponto destacado para o atraso é a formação das coligações. “Foi um processo construído com tempo e fechado em cima da hora. E isso ocasionou um início de trabalhos voltado para reuniões. Vamos atuar com mais intensidade no inicio do próximo mês, com a criação do comitê”, relata.
Além de um ponto de apoio, o candidato vai sair à medida que os vereadores começarem a trabalhar nas suas regiões. O PR conta com apoio de 12 partidos nas próximas eleições: PP, PPS, PSC, PC do B, DEM, PMDB, PSD, PMN, PSDC, PRTB, PTC e PSB. “Temos mais de 110 candidatos e isso é uma referência que fortalece a campanha. Glauber entra em recesso na Assembleia Legislativa e terá um mês para ir às ruas com tranquilidade, conversar com a rede de contatos formada com a coligação”, diz o coordenador.
Em relação às rede sociais, Pena acredita que ela tem força, mas aposta na televisão. “Elas são muito importantes, mas a televisão chega a mais casas. O que possibilita reforçar o trabalho feito na rua”, avalia.
No Partido dos Trabalhadores (PT), a situação da campanha de Carlos Casteglione é semelhante, as ações mais fortes serão iniciadas na primeira ou segunda quinzena de agosto. Esse tempo de espera serve para organizar a base e conversar com o grupo. Recentemente foi realizado um encontro com os presidentes dos partidos que compõem a coligação - PV, PRP, PHS, PTN, PSL, PRB, PSDB, PT do B, PTB e PDT - para fechar alguns detalhes.
Porém, mesmo em ritmo lento, Casteglione, tem andado nos bairros para movimentar a campanha. “Ele tem ido às comunidades após o expediente de prefeito, mais para um bate papo, não adianta gastar sola de sapato à toa em inicio de campanha. O trabalho é progressivo, à medida que vamos sentindo a movimentação da cidade”, explica o presidente do PT, Elias Garcia.
Elias também acredita no poder da TV. Com um tempo de 14 minutos, o candidato à reeleição poderá mostrar à população o que foi feito durante os mais de três anos de administração e reforçar as novidades preparadas para a campanha.
“Com isso, o partido está confiante na reeleição”, afirma Garcia. O presidente do PT diz que as ações tomarão força em setembro, quase na reta final da campanha. Com essa postura, os partidos vão às urnas com dinheiro em caixa e fôlego para fechar ao final do pleito.
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