ITAPEMIRIM

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Plataformas: cursos para quem quer trabalhar em porto


UVV já inicia aulas em agosto e capacitará 500 nessa 1ª fase.

A falta de cursos para capacitar mão de obra para os grandes projetos que vão se instalar ao longo do litoral capixaba levou a Universidade de Vila Velha (UVV) a investir num complexo que inclui um Centro de Capacitação Profissional e um campus universitário na Praia de Gamboa, distrito de Itaipava, em Itapemirim, no Litoral Sul do Estado.

Seta central aponta localização da Praia da Gamboa, região que vai abrigar terminal portuário e campus 
A capacitação será feita para atender à demanda da base de apoio logístico C-Port Brasil, empreendimento do grupo norte-americano Edison Chouest Offshore. O terminal, que terá 25 berços, receberá US$ 400 milhões de investimento e vai gerar 1.650 empregos, sendo 450 diretos e 1,2 mil indiretos. Será o segundo maior porto offshore do mundo. 

Os cursos, do mais básico para quem vai trabalhar na construção do porto ao mais especializado para quem vai atuar na operação, já começam no próximo mês. Inicialmente serão capacitadas gratuitamente cerca de 500 pessoas que trabalharão nas obras.

Na tarde de ontem, em solenidade realizada no gabinete do deputado estadual Theodorico Ferraço, na Assembleia Legislativa, foi oficializada a decisão da UVV de se responsabilizar pela capacitação da mão de obra demandada pelo terminal portuário.

A prioridade na contratação de moradores de Itapemirim e de cidades vizinhas para o preenchimento das vagas geradas é uma das condicionantes do licenciamento ambiental em curso. As obras serão iniciadas assim que a licença de instalação for aprovada, informou o diretor da C-Port Brasil, Roberto Toledo.

No próximo mês, a UVV começará a ministrar os cursos para capacitar as pessoas que trabalharão na implantação do terminal, informou o presidente da UVV, José Luiz Dantas. Inicialmente, até que as obras do centro fiquem prontas, as aulas serão ministradas em uma escola cedida pela prefeitura. As inscrições para os cursos serão feitas na Prefeitura de Itapemirim.

Numa segunda fase, a UVV vai iniciar, no Centro de Treinamento Marítimo, os cursos de especialização para quem trabalhará no terminal, que entrará em operação a partir de outubro de 2013. "Precisamos capacitar nossos jovens", destacou Ferraço.

Em 2014, o Campus UVV Sul iniciará os cursos superiores. Segundo Dantas, os cursos serão ofertados de acordo com as necessidades da população de Itapemirim e de cidades vizinhas como Anchieta, Piúma. Marataízes e Presidente Kennedy. 

Na área de 81 mil metros quadrados, que fica ao lado do C-Port, além do centro de capacitação e do campus universitário, a UVV vai implantar um centro de pesquisas científicas para o monitoramento ambiental, incluindo a qualidade do ar e da água marinha.

Porto em Itapemirim

C-Port
Praia de Gamboa

O projeto prevê uma base de apoio logístico offshore para atender aos produtores e exploradores de petróleo que atuam nas bacias do Espírito Santo e de Campos.

Empregos

Serão 1.650, sendo 450 diretos e 1,2 mil indiretos.

UVV
Centro de capacitação

A mão de obra  será capacitada pela UVV, que vai instalar um centro de capacitação em Itapemirim. A meta é formar profissionais para atender à demanda dos arranjos produtivos civil, metalmecânico, portuário e de exploração de petróleo 
e gás.

Começando

Inicialmente serão ofertados cursos para os que trabalharão na implantação do porto. A duração dos cursos varia de três a seis meses.

Primeiros cursos

Pedreiro, soldador, ajudante, carpinteiro, almoxarife são alguns dos cursos que serão ofertados na fase inicial.

Serviços

Os principais serviços demandados na construção da base são: corte, dobra e montagem de estrutura em aço; caldeiraria; locação de equipamentos para terraplenagem e pavimentação; usina de concreto; fornecimento de refeições; limpeza das instalações do canteiro e alojamentos.

Operação da base

Os principais serviços demandados na operação da base são: gerenciamento de resíduos; locação de contêineres; locação de máquinas e equipamentos de movimentação de cargas; locação de cabos; inspeção e reparo de tubos; transporte terrestre; fornecimento de refeições; vigilância das instalações; gestão ambiental

Nenhum comentário: