O governador Renato Casagrande deu posse, na manhã desta quarta-feira (25), a 290 novos policiais civis no Estado do Espírito Santo. A solenidade fez parte da grade curricular do curso de formação dos novos delegados de polícia, dos escrivães, dos peritos criminais e papiloscópicos, dos médicos legistas e dos auxiliares de perícia médica.
Com a entrada dos novos policiais em atividade, principalmente com os novos 100 delegados que assumirão suas funções, a Polícia Civil terá capacidade para implantar os plantões 24 horas nas delegacias do interior e reforçar as unidades da Grande Vitória.
Em seu discurso, o governador Casagrande ressaltou o conjunto de ações e de investimentos na Segurança Pública do Espírito Santo. “O Estado Presente, nosso Programa de redução da violência, trabalha a proteção social com investimentos públicos integrados de diversas secretarias, e prevê também o investimento na infraestrutura, em tecnologia e também na recomposição do efetivo policial, que está se concretizando nesta manhã. Em breve, teremos mais 250 novos agentes em atividade, com a conclusão de um novo concurso para, cada vez mais, podermos cuidar dos cidadãos capixabas, principalmente os mais necessitados”, destacou.
Estiveram presentes à solenidade, realizada no Palácio Anchieta, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Henrique Herkenhoff, o delegado-chefe da Polícia Civil Joel Lyrio, dentre outras autoridades civis e militares.
Joel Lyrio lembrou que o Espírito Santo está implementando um programa sólido e consistente de segurança. “Não estamos afastados das tendências de mudança no Brasil. Viramos referência em segurança pública no país” enfatizou, acrescentando que espera dos novos policiais civis a ética, transparência e o aprimoramento do atendimento nas diversas unidades da Polícia Civil espalhadas no Espírito Santo. “Estamos investindo na formação de vocês. Com o ingresso de novos policiais, estamos dando um passo largo para a redução de impunidade”, frisou.
O secretário Henrique Herkenhoff ressaltou os investimentos em material, tecnologia e recursos humanos feitos pelo Governo do Estado. “Estamos trabalhando para garantir a qualidade do treinamento de vocês”. Os novos policiais civis estão em treinamento desde o mês de maio, na Academia de Polícia (Acadepol).
Programa Estado Presente
O objetivo do Programa Estado Presente é levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade, concentrando esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.
Com o Programa Estado Presente, o Governo do Estado desenvolve respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os crescentes índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de grande vulnerabilidade social.
O Programa investe ainda na infraestrutura e na tecnologia disponibilizadas para o policial trabalhar e na recomposição do efetivo. No caso da Polícia Civil, o Governo do Estado investiu R$ 20 milhões para equipar a polícia técnico-científica e, em 2011, a Secretaria de Segurança Pública aplicou R$ 70 milhões nas polícias e em ações de proteção social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário