Na última reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado-COSEMSES- o Secretário Estadual, Tadeu Marino, mostrou-se preocupado com o aumento do vírus da dengue tipo 4 em todo o Brasil e apontou com a possibilidade de epidemias em algumas regiões.
A dengue é uma doença infecciosa que é causada por um vírus, que tem quatro tipos. A pessoa que é contaminada por um subtipo, adquire imunidade permanente contra ele. Como o tipo 4 é recente, poucas pessoas contraíram este determinado subtipo da doença, e por falta de imunidade da população a chance de acontecer uma epidemia é grande.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ficou 30 anos sem registrar casos da dengue tipo 4. O infectologista Evaldo Stanislau afirma que este não é mais perigoso que os demais, a preocupação é com o avanço da doença.
O Secretário Estadual afirmou que o Brasil não está preparado para este aumento de casos em virtude da falta de leitos e que no caso de uma epidemia cada unidade de saúde se transformará em centros de hidratação, com uma delas funcionando 24 horas. Combater a dengue é fundamentalmente prevenção. Cuidados redobrados deverão ser tomados pela população em relação ao lixo e águas paradas, bem como pelos órgãos competentes.
Fonte: Maratimba News, Ivilisi Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário