ITAPEMIRIM

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PREFEITURA MARATAÍZES APRESENTA ALTERNATIVAS PARA MELHORAR O TRÂNSITO NO VERÃO


Na última terça-feira (13), no Auditório da Prefeitura, a Secretaria de Defesa Social e Segurança Patrimonial – SEDESSP – promoveu um encontro com comerciantes para apresentar alternativas estudadas pela secretaria visando a melhoria do trânsito de Marataízes, principalmente no período da alta temporada. Presentes ao evento o Prefeito Municipal, Dr. Jander Nunes Vidal, o representante da 9ª Cia Independente da Polícia Militar, Capitão Luciano Nunes, autoridades municipais e diversos comerciantes do centro da Barra de Itapemirim e do Centro de Marataízes.
“Quero parabenizar a SEDESSP pela iniciativa e aos presentes. Queremos fazer um trabalho em parceria com todos, visando a qualidade de vida e o bom atendimento aos munícipes e aos turistas que nos visitam. Sabemos que precisamos organizar nosso trânsito e muitos projetos dependem da autorização do DER, pois ainda não municipalizamos o trânsito da nossa cidade, uma das nossas intenções para a próxima gestão”, destaca o prefeito Jander Nunes Vidal.
Foram diversos assuntos em pauta, apresentados pelo Diretor de Defesa Social, Lauro da Silva Freitas, um deles referente aos projetos apresentados pela SEDESSP ao DER-ES (Departamento de Estrada e Rodagem), sendo a construção de duas rotatórias, sendo no entrocamento das Avenidas Cristiano Dias Lopes e Simão Soares, que acabaria com os chamados “gelos baianos”, retornando a mão dupla. A outra rotatória seria instalada na Rodovia ES060, sentindo Lagoa Funda, Lagoa Dantas e Lagoa de Boa Vista, um local considerado perigoso e com altos índices de acidentes registrados.
Outro projeto apresentado foi o da construção de um Posto de Segurança na entrada da cidade, onde trabalharão em conjunto a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Bombeiro Militar, visando proporcionar maior segurança para os munícipes e também os visitantes e veranistas.  Para a concretização desses projetos a SEDESSP aguarda a autorização do DER-ES (Departamento de Estrada e Rodagem), pois o órgão é o responsável pelas avenidas do município.
Além desses projetos, a SEDESSP solicitou a construção de lombadas em alguns pontos da cidade, semáforos e instalação da fiscalização e sinalização eletrônica (pardais) e ainda sinalização vertical e horizontal.
Ponto de ônibus
De imediato, a SEDESSP sugeriu a organização dos pontos de ônibus, pois segundo a Secretaria, alguns estão em desacordo com o CTB – Código de Trânsito Brasileiro. O correto é que o ponto de ônibus esteja posicionado onde haja espaço de 10 metros antes e depois da placa e outra, e não deve estar posicionada na mesma direção, um do outro na avenida e nem nas esquinas, como se vê nas avenidas. Outro ponto observado é a distância de um ponto de ônibus para o outro que deve ser no mínimo de 300 a 400 metros.
Estacionamento
A SEDESSP pretende regularizar com o apoio da Prefeitura, o estacionamento das avenidas, orientando os usuários sobre as posições corretas de estacionamentos e locais proibidos. A medida visa melhorar o fluxo do trânsito principalmente na Avenida Cristiano Dias Lopes, considerada a de maior movimento devido o grande número de comércios.
Uma alternativa apresentada foi o estacionamento permitido por quadras, intercalado a cada duas quadras, exceto os locais de acesso de emergência como o Pronto Atendimento Médico e farmácias, que serão demarcadas duas vagas sinalizadas verticalmente e horizontalmente e o usuário deverá parar o veículo com o pisca alerta ligado. Será respeitado também a lei de vagas de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais, que é de 2%.
Uma alternativa para aliviar o trânsito nesta avenida será o estacionamento nas vias laterais. “Em Cachoeiro de Itapemirim ninguém estaciona em frente ao comércio. Todos utilizam os estacionamentos privativos ou buscam estacionamentos em locais mais distantes. Queremos mostrar que há condições de aliviar o trânsito da nossa cidade com alternativas simples e que em outras cidades bem menores que a nossa funcionam. Precisamos do apoio  de todos para que essas mudanças possam dar certo”, diz Lauro.
Tráfego na Orla
No centro de Marataízes, o trânsito fluiria como nos anos anteriores, com mão única pela Avenida Atlântica e Avenida Domingos Martins. Mas, a maioria dos comerciantes presentes discutiu uma mudança para o trecho, de forma que não prejudique o acesso aos seus estabelecimentos. De comum acordo ficou o fechamento do Centro no réveillon e no Carnaval.
A SEDESSP marcou uma nova reunião para definir uma mudança no trânsito no Centro de Marataízes de forma que atenta a todos os envolvidos e que não prejudique os moradores e turistas que visitam o balneário neste período de férias. O resultado dessa reunião será divulgada em breve.
Faixa de Pedestres
As faixas de pedestres também passarão por mudanças. Algumas serão posicionadas nos locais regulamentados, no meio de cada quadra próximo dos pontos de ônibus e ainda, serão retiradas as localizadas nas esquinas das avenidas.
Calçadas
É comum deparar-se com veículos estacionados em calçadas, impedindo o direito de ir e vir do cidadão. Quem praticar essa infração será enquadrado no CTB, Lei , Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, autoriza o trânsito de veículos o sobre os passeios e calçadas, somente para que estes adentrem ou saiam dos imóveis e das áreas especiais de estacionamento (artigo 29, inciso V). Fica o alerta.
Projeto Calçada Cidadã
Durante a reunião a SEDESSP apresentou o projeto Calçada Cidadã, que tem por objetivo padronizar e construir as calçadas no município com pisos antiderrapantes, rampas para cadeirantes e idosos e ainda, sinalização de guia de solo para deficientes visuais.
 Trabalho em parceria
Presente ao evento, o Capitão da PM Luciano Nunes parabenizou a iniciativa da Prefeitura, e destacou a importância em promover um debate sobre decisões de interesse público. Falou das dificuldades que enfrenta com o efetivo reduzido e as péssimas condições em que se encontra a sede da 9ª Cia Independente, o que dificulta algumas ações da PM no município, no que diz respeito à fiscalização no trânsito. Mas, alerta que a Polícia Militar, no período de verão com o aumento no efetivo terá condições de realizar um trabalho ostensivo no município e quem não obedecer as Leis de Trânsito estará sujeito à multa.
“Não queremos impor as mudanças para a população, apenas apresentamos sugestões que há principio poderão não agradar, mas que certamente fará uma grande diferença e trará melhorias para o trânsito da nossa cidade. Há horários que a Avenida Cristiano Dias Lopes fica insuportável para trafegar, devido os veículos estacionados em locais proibidos, transformando a avenida num caos. As medidas apresentadas tendem a organizar e conscientizar os motoristas de que precisamos da colaboração de todos. A Guarda Municipal atuará em parceria com a PM, informando e contribuindo para a organização no trânsito”, ressalta o Secretário Luciano Gomes Mattos.
Representando a classe lojista, o Vice-Presidente da CDL Cidauro Mesquita Bourguignon, diz que fará uma reunião com os associados para discutir as mudanças e aproveitou para cobrar tanto do executivo quanto da PM, uma fiscalização mais intensa no trânsito de Marataízes, o que resultará na conscientização dos motoristas e contribuirá para que as mudanças sugeridas possam de fato dar um resultado positivo para o município de Marataízes.

Fonte:  Assessoria de Comunicacao PMM

Nenhum comentário: