ITAPEMIRIM

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Os Indianas Jones de Itapemirim


O historiador Luciano Rettore Moreno e o dentista Gustavo Mezher, alem de amigos possuem uma paixão em comum: a arqueologia.
Nos últimos dois anos munidos até de um detector de metais, descobrem objetos submerso pelo tempo da antiga Fazenda Santo Antônio do Muqui, pertencente a Joaquim Marcelino da Silva, conhecido por Barão do Itapemirim, político influente, em meados do século XIX.
São inúmeras peças de mobília, utensílios caseiros e da estrutura da fazenda que era descrita como um castelo erguido às margens do rio Itapemirim.
A última descoberta dessa dupla que foram apelidados de Indiana Jones de Itapemirim, alusão ao aventureiro arqueólogo descrito em filmes, foram diversos cachimbos que pela proximidade do achado, perto da senzala, foram usados por escravos.
O cachimbo confeccionado por molde de argila possui desenhos, segundo Luciano, lembram a cana de açúcar, onde a fazenda era uma das maiores produtoras do Estado. “Estamos só no começo de nossas explorações. “Todo o cuidado é pouco para  que não percamos detalhes e objetos da nosso história”, enfatizou o pesquisador.

Fonte: Maratimba News -  Jose Rubens Brumana

Nenhum comentário: