ITAPEMIRIM

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um Pequeno Poeta em Itapemirim

Professora Dirce e o pequeno Poeta André Gabriel Leal
 (foto Marcos Kito)
Com desenvoltura de gente grande, mas com a alegria e a ingenuidade de quem está apenas brincando com as palavras o pequeno André Gabriel Leal de 11(onze) anos, aluno da 5º série “c” vespertino, que estuda na E.M.E.F “Narciso Araújo”, na Vila de Itapemirim, vem encantando a sua professora, seus colegas de classe e consequentemente toda escola. O jovem é filho de pessoas simples, mas pessoas que prezam pela educação dos seus filhos.
Segundo a professora Dirce, o André é uma criança encantadora, faz amizade fácil e é de uma generosidade contagiante, além de ser um excelente aluno. Ele vive cercado por seus amigos, pois é uma criança agradável.
No decorrer do ano, a professora Dirce, vem notando que o aluno tem se mostrado muito dedicado na criação dos textos e poemas, poemas quem vem encantando todos naquela escola. Ela diz que as pessoas precisam saber destas obras, e que é preciso valorizar os artistas talentosas de nossa terra, pois assim como o André, ela acha que temos muito mais talentos escondidos por nossas escolas.
A diretora Andressa Grasseli, diz que é muito importante as instituições de ensino incentivarem os alunos, pois através destes incentivos descobrimos seres humanos maravilhosos e artistas talentosos.

Vamos ver alguns textos do André:

As Belezas do Universo

O universo é um verso que verdadeiramente Ilumina nossa mente. A lua resplandece quando anoitece toda luminosa; se equilibra no horizonte toda charmosa. Ilumina a terra, mas não se desespera por só iluminar a metade do planeta: uma noite está em um lugar e na outra está em outro. Não é só a lua que ilumina o céu ( as estrelas, também iluminam o casamento na lua de mel).
Infelizmente o que entristece a nossa mente é que a lua não tem luz própria; o sol da a luz para ela iluminar a terra e quando a lua esta de um lado, o sol esta do outro. O sol esta sempre radiante, é mais lindo que um diamante. Difícil explicar quanta beleza há no céu azul num dia ensolarado. Nos deixa de queixo caído. O sol em "raios fúlgidos" brilha no céu, no meio das montanhas gigantes da natureza.
O som do mar é uma melodia para nossos ouvidos.
A química da natureza faz a lagarta virar borboleta. Ela rompe o casulo e voa no lindo céu azul, colorindo tudo com cores variadas. Comem folhas esverdeadas das lindas florestas, que também existem nos mares, com os peixes de cores, tamanhos e formas diferentes, que muito agradam nossas mentes.
Depois da chuva, quando a garoa passa, aparece um arco íris iluminando o céu com várias cores, com muito amor..., mais com dor me entristeço que os animais, as florestas as praias ..., os seres humanos estão destruindo a natureza e os animais, jogando lixo nos rios, cortando as florestas...
Precisamos mudar o rumo da natureza para que não acabe essa beleza!

Andre Gabriel, Segunda Feira, 22/10/2012, 10h. 10m


Escrever  

Escrever é um jeito de expressar seus sentimentos.
Escrever é a maneira de comunicar uns com os outros.
Escrever é falar coisas românticas para uma menina de quem você gosta.
Escrever é escrever coisas bonitas para as pessoas lerem e pensarem: "Este é um poeta!"

Andre Gabriel, 5ª Série "C", Escola Narciso Araújo


Minhas Memórias

Eu nasci em Itapemirim e meus pais também nasceram. Meu pai nasceu e foi criado em uma fazenda, no Gomes. Minha mãe nasceu em Itapemirim. Meus pais tiveram que largar os estudos para ajudar os seus pais no trabalho. Meu pai largou os estudos na 5ª Série; minha mãe na 1ª Série.
Meu pai foi pescador durante 15 anos. Meu pai e minha mãe se casaram e vieram morar aqui no Rosa Meirelles; aqui trem quatorze anos morando.
Esta cidade tem algumas obras como o teatro, ainda em projetos, quadras de esportes, praças...; no bairro Rosa Meirelles tem muita boca de fumo, mais dificilmente tem tiroteio... Em frente a minha casa tem um morro que quando chovia, as pessoas que desciam, escorregavam e paravam lá embaixo, mais agora fizeram uma escadaria.
No meu bairro armam alçapões para pegar passarinhos, que muita das vezes morrem. "Estão destruindo uma coisa que a natureza demorou muito tempo pára construir."
A minha cidade tem fatores positivos: o rio Itapemirim que possui grandes peixes e que também abastecem muitas cidades. É linda a vista do rio desaguando na praia. E falando disso, as lindas praias que Itapemirim contém. A rua das palmeiras, que agora est~çao construindo um chafariz, a Igreja Nossa Senhora do Amparo, em frente a praça Domingos José Martins, que foi construída por antigos moradores. A antiga Câmara Municipal que hoje está desativada e as casas antigas que foram construídas no século passado; entre outros, foram riquezas que nossos bisavôs deixaram para nós.
"O Itapemirim é o presente de nosso passado." Devemos cuidar de Itapemirim!

(Andre Gabriel Leal, aluno da 5ª Série "C", da Escola Narciso Araújo ).










Nenhum comentário: