Nível da água subiu 30 cm após fortes chuvas em Cachoeiro de Itapemirim. População pode contatar a Defesa Civil (199) em casos de risco.
Alagamentos em Presidente Kennedy |
A Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim, município da região Central Sul do Espírito Santo, está em alerta por conta da previsão de fortes chuvas e do nível do rio Itapemirim, que subiu 30 cm nos últimos dias. A preocupação é com a população ribeirinha, por conta de possíveis inundações, e também com as famílias que vivem próximo às encostas, devido ao risco de deslizamentos. No município, em casos de perigo, os moradores devem ligar para o 199 ou para o celular de plantão 9999-0199.
"Devido às fortes chuvas que aconteceram na região do Caparaó, e no próprio município de Cachoeiro de Itapemirim, o nível do rio está 30 cm acima do normal. Ainda consideramos sob controle o nível com essa medida, mas a Defesa Civil está em alerta e monitora a vazão do rio Itapemirim. Além disso, há previsão de chuva para essa semana, de intensidade moderada a forte, portanto o nível ainda pode subir mais", explicou o coordenador da Defesa Civil do município, Thiago Furtado.
A orientação do órgão para a população ribeirinha é que monitore o nível da água e, caso estiver subindo, deixe a residência e procure um local seguro. "Com relação à energia elétrica, separe desligar os disjuntores, retirar os equipamentos da tomada para não haver risco de choques. Evitar que as pessoas, principalmente crianças, tomem banho no rio, para que não peguem doenças e que não haja o risco de afogamentos", disse o coordenador.
Thiago Furtado ainda explicou que quando o nível do rio Itapemirim sobe, a primeira área afetada é o distrito de Pacotuba. "Esse é o primeiro local que a gente se preocupa e sempre estamos atuando no distrito", disse. A defesa Civil também alertou para os casos de solo molhado por conta das últimas chuvas, propícios para deslizamentos.
"A população pode reconhecer o risco através de alguns sinais, como cercas, postes e árvores inclinadas. Uma trinca no solo também pode indicar perigo", explicou o coordenador. Para pedir ajuda em casos de emergência, além de ligar para a Defesa Civil, a população também pode procurar o Corpo de Bombeiros, através do número 193.
Alagamentos em Marataízes |
Alagamentos em Marataízes e Presidente Kennedy
A chuva forte que ocorreu no município de Marataízes, no Litoral Sul do estado, provocou alagamentos em vários pontos da cidade, neste domingo (25). No Centro, as principais ruas foram tomadas pela água e a zona rural também foi atingida. Equipes da prefeitura fizeram a limpeza de alguns locais durante a manhã desta segunda-feira. De acordo com o secretário de Obras, Jorge Chagas, a situação após a chuva já está sob controle.
Já em Presidente Kennedy, na mesma região, até mesmo a Secretaria de Saúde do município, onde são marcadas as consultas e ficam os prontuários dos pacientes, foi atingida pelo alagamento. Com a forte chuva que começou ainda na tarde de domingo, o Centro da cidade ficou inundado, inclusive dificultando a passagem de carros. A água quase chegou à Biblioteca Pública do município.
Para ler mais notícias do G1 Espírito Santo, clique em g1.globo.com/es. Siga também o G1 ES no Twitter e por RSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário