Por Luciana Maximo
Mais uma vez os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora “Filomena Quitiba”, em Piúma deram um show de apresentação. Dessa vez, as turmas 2º D e 2º E vespertinos apresentaram através de seminário Terra Capixaba – conteúdo do 3º trimestre de Geografia as riquezas do Estado. A ideia foi da professora Maria Helena Cesário que explicou como se deu esse seminário. “Foram trabalhados vários temas, entre esses, economia, agricultura, pecuária, produção industrial, turismo e cultura. Lembrando que o turismo rural anda muito em ascensão no território. Na economia destacamos a exploração do petróleo em terras capixabas”.
A professora ressaltou que fechou o conteúdo através do seminário que não foi apresentado em sala para que ela avaliasse e sim, para outras turmas que visitaram o laboratório e o salão onde ocorreu o evento na tarde de hoje (01/11). “A participação deles foi ótima, prefiro avaliá-los dessa forma, apesar de ser um pouco estressante, porque ficamos afoitos para ver o resultado, é prazeroso ver o envolvimento dos alunos”, disse a professora Maria Helena.
Um violão, uma roda de estudantes e um computador ligado e o que eles abordaram: a cultura no Espírito Santo, um subtema do seminário Terra Capixaba. “Estamos destacando sobre a cultura do nosso Estado e no ES, o Convento da Penha é o ponto mais conhecido mundialmente, quando um turista de fora do pais vem ao Estado logo se lembra do Convento e o violão é para destacar alguma bandas, como a Casaca, Macucos, Rastaclone, Projeto Feijoada entre outras”, contou Maycon Sitorle da Silva, aluno do 2º E.
O grupo da Laiza Delfino falou sobre a população do estado e destacou a expedição de Vasco Fernandes Coutinho que de tão religioso que era escolheu o nome Espírito Santo para batizar as terras capixabas em 1.535. “Todos sabem que o ES é formado por 78 municípios e sua capital Vitória e fica em 4º lugar como a cidade mais populosa, vimos também que o número de mulheres é bem maior que o número de homens, falamos ainda da imigração no estado”, contou Laiza, que acredita aprender muito mais em seminários e com aulas diferenciadas.
A agricultura não poderia ficar esquecida, já que o ES é exortador de vários produtos que nascem nessas terras. Destacou Káyo que o café plantado em terras capixabas é fornecido para vários países além do Brasil. “O coco anão, o abacaxi, a mandioca, a cana de açúcar e o mamão papaia são alguns produtos que o Estado exporta”, explicou Káyo Ricardo.
Os 2º anos abordaram de tudo um pouco, na indústria a Garoto em Vila Velha, a Aracruz Celulose, a Petrobras que extrai petróleo nas águas do Estado, a Samarco e muitas outras.
A religião também foi tema de debate no seminário, sobressaindo o catolicismo com mais de 53,3% da população, em 2º o protestantismo com 33%. Quem ficou com esse assunto foi o grupo do Jorge Metre, Victor Rodrigues, André Senna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário