Projeto com cursos na área naval, de petróleo e de metalmecânica vai ser apresentado amanhã.
Praia de Gamboa vai abrigar nova unidade avançada de ensino |
A Universidade Vila Velha (UVV) vai construir um campus avançado na Praia de Gamboa, em Itapemirim, no Litoral Sul do Estado, que funcionará como um grande centro de capacitação de mão de obra para atender à demanda dos empreendimentos, principalmente portuários e petrolíferos, que se instalarão no município e cidades vizinhas nos próximos anos.
O campus ficará localizado em uma área de 80 mil metros quadrados, próxima ao Porto Gamboa, que será construído pela Edison Chouest. Segundo o deputado estadual Theodorico Ferraço, a unidade avançada da UVV será uma das maiores do país voltadas para a capacitação de mão de obra. A ideia é oferecer treinamento e também cursos de nível superior.
O projeto da UVV será apresentado amanhã, às 15 horas, em reunião que acontece no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa, em Vitória. O investimento da universidade será superior a R$ 50 milhões. A reunião acontecerá no gabinete de Ferraço porque o parlamentar, "ele foi o principal estimulador do projeto".
O principal objetivo do empreendimento "é o de capacitar nossos jovens para que eles possam ocupar os postos de trabalho que serão gerados pelas empresas que se instalarão no Estado", salientou Ferraço.
O deputado lembrou que se os capixabas não forem treinados e capacitados, as vagas e oportunidades que surgirão serão preenchidas por pessoas de outros Estados.
No campus, serão instalados simuladores para o treinamento das pessoas que farão os cursos a serem ministrados por professores da UVV.
A instituição, segundo o parlamentar, ao tomar conhecimento da construção do porto offshore da Edison Chouest, que terá 25 berços, procurou as lideranças do município para apresentar a proposta, que agora está se consolidando.
Os primeiros cursos a serem ministrados no campus da UVV, explicou Ferraço, serão os de oficial de navio e na área de metalmecânica para atender à demanda do Porto Gamboa. A universidade ofercerá cursos e treinamentos para as várias funções demandadas pela atividade petrolífera.
Projetos
Estão previstos para o Litoral Sul do Estado projetos de construção de terminais portuários em Itapemirim, Anchieta e Presidente Kennedy, construção de siderúrgica em Anchieta e Presidente Kennedy, dentre outros.
Todos esses projetos vão gerar muitos postos de trabalho e as pessoas que trabalharão nessas empresas precisarão de treinamento e capacitação. E a principal função do campus da UVV será essa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário