O autor é o administrador e cronista Alfredo Enéas Alves, natural de Itapemirim, que levou dez anos para finalizar a obra que relata com maestria os casos e causos do município-mãe do sul do Estado. “Venho reunindo informações para escrever esse livro, cujo propósito principal será relatar os fatos, casos e causos que ouvi dos meus pais e dos mais antigos que tive a oportunidade de vivenciar, explorando, principalmente o lado folclórico e jocoso e registros das famílias importantes e tradicionais que aqui vivem, viveram e marcaram época”, ressaltou o autor.
Deixar um legado para a posteridade das histórias interessantes e pitorescas pautou sua seleção dos contos que marcaram gerações. Alfredo Eneas pondera que em algumas crônicas deu um mergulho no passado, sem a pretensão de entrar a fundo na história do município. Lembra ainda do contratempo que sofreu quando teve seu computador roubado em São Paulo com as histórias já compiladas para serem lançadas no ano de 2004. Homem de fala mansa e com uma sagacidade para o humor refinada, diz que foi apelidado de mentiroso devido acharem que exagerou nas adaptações de algumas crônica.
“O público alvo são pessoas que vivenciaram e conheceram os personagens citados e que disseminaram o conhecimento das histórias de forma mais original possível aos seus descendentes e amigos” enfatizou o autor que a pedido descreva e história do folclórico Amaro Ismael que foi procurado por um amigo desesperado pois poderia perder uma olho. Seu Amaro acalmou o amigo dizendo: Meu filho ter dois olhos hoje em dia é um luxo. São mais de uma centena de histórias mistura de alegria e saudade de um tempo onde a maior audiência não eram os programas de TV e sim esses casos e causos que embalaram gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário