Em solenidade, realizada na noite da última terça-feira (13), os integrantes do Conselho Municipal do Idoso de Marataízes tomaram posse de suas funções. O evento aconteceu no Centro de Convivência Renascer com a presença de autoridades municipais e membros da sociedade.
Criado pela Lei Municipal nº 1399, de 27 de junho de 2011 o Conselho passa a ser representado por membros do poder público e sociedade civil, sendo titular e suplente das seguintes entidades: Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul da Loja Maçônica, a Paróquia Santíssima Trindade, o Rotary Clube de Marataízes, a Primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Marataízes e na suplência, a Ordem dos Advogados do Brasil – 10ª Seccional.
Como atribuições, terão a discussão de políticas de proteção e assistência para a população da terceira idade do município. Segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Marataíze possui 2.499 habitantes com mais de 60 anos, dos quais 1.216 são homens e 1.283 são mulheres.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Angelina Faria, o conselho tem as atribuições de supervisionar, fiscalizar, acompanhar e aprovar a Política Municipal do Idoso de acordo com os incisos da lei. Para ela, o conselho fortalece a presença do idoso na sociedade e com isso incentivando a criação de políticas públicas que garanta o pleno exercício de sua cidadania. Com a organização do conselho os idosos poderão acompanhar e cobrar benefícios, com projetos e ações voltados para o envelhecimento saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário